Seplag promove terceira reunião para implantar Gestão por Processos

18 de setembro de 2019 - 12:27

O Projeto de Implantação da Gestão por Processos, criado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Modernização da Gestão (Comge), chegou a mais cinco órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado. Na tarde última terça-feira, dia 10/09, na Sala de Reuniões na Seplag, participaram de encontro para apresentação do projeto gestores e técnicos das Secretarias da Educação (Seduc), dos Recursos Hídricos (SRH) e da Controladoria Geral de Disciplina (CGD), além da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec).

A reunião foi coordenada pelo secretário executivo de Gestão da Seplag, Flávio Jucá, que na ocasião salientou a relevância da iniciativa ao proporcionar aos órgãos e entidades a capacidade de análise e melhoria dos processos, aproveitando os avanços da tecnologia. “O projeto viabilizará a ferramenta adequada para que possamos ter um padrão de metodologia para o desenho dos processos”, acrescentou Flávio Jucá.

O orientador da Célula de Gestão de Processos da Comge, Ricardo Ribeiro, fez a apresentação do projeto, citando objetivos, benefícios, diretrizes, metodologia da gestão por processo e implantação. Com esse projeto, o Governo pretende difundir e institucionalizar a gestão por processos no Poder Executivo, fortalecendo a gestão para resultados e o foco no cliente.

A etapa de implantação consiste em três fases: visão sistêmica da organização, gestão da rotina e transformação de processos. No seu desenvolvimento o projeto prevê capacitações, reuniões de sensibilização da equipe e de validação do produtos com a alta gestão nas setoriais, redesenho e implantação dos processos.

As duas reuniões anteriores aconteceram nos dias 22 de maio e 02 de julho último com a presença de oito órgãos e entidades em cada uma. Até o momento um total de 17 órgãos e entidades já concluíram a fase de capacitação e agora estão na etapa de implantação do projeto.

Confira a lista dos 17 órgãos e entidades

1 – Secretaria da Cultura
2 – Secretaria da Infraestrutura
3 – Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet)
4 – Controladoria e Ouvidoria Geral
5 – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri)
6 – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
7 – Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)
8 – Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece)
9 – Corpo de Bombeiros Militar do Ceará
10 – Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP/CE)
11 – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)
12 – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
13 – Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece)
14 – Junta Comercial do Ceará (Jucec)
15 – Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE)
16 – Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômicas do Ceará (Ipece)
17 – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT)