Secretário executivo da Seplag destaca avanços da economia do Ceará em evento na FIEC

20 de setembro de 2019 - 16:24

Os números alcançados pela economia do Ceará nos últimos anos, elevando o estado a um patamar de destaque nacional, foram apresentados pelo secretário executivo da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Flávio Ataliba, na tarde desta sexta-feira, 20/09, ao participar do evento Programação FNE 2020, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

A apresentação foi feitas em três etapas. Na primeira, o secretário fez um balanço dos principais números atuais do estado do Ceará, relacionados as condições econômica e social, bem como os avanços obtidos nos últimos anos, mostrando um cenário geral.

Na segunda falou sobre a estratégia de investimentos, enfocando os mecanismos que o Governo do Estado possui, construídos nos últimos três anos, que auxiliam o governador Camilo Santana e toda sua equipe na tomada de decisão. “A decisão de investimentos tem que ser muito bem pensada e planejada porque tem que atender a vários critérios como por exemplo um impacto grande na geração de emprego e renda. Então se escolhe aqueles investimentos com maior capacidade de produzir esse impacto”, frisou.

Nesse processo, Flávio Ataliba destacou a atuação do Grupo Técnico de Investimentos  que assessora o Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf). “Esse grupo tem toda uma matriz de avaliação de impacto desses investimentos. O Ceará avançou muito nesses instrumentais nos últimos anos para construção dessa arquitetura de escolhas de investimentos”, enfatizou.

A terceira e última parte foi reservada para apresentação dos investimentos em andamento, nos quais o Governo tem trabalhado há alguns anos, bem como o que está sendo pensado para o futuro. “Claro que isso é uma previsão para 2020 porque ainda precisamos da Lei Orçamentária Anual, cujo projeto será entregue na Assembleia agora em outubro”, lembrou Flávio Ataliba.

O secretário apresentou os números gerais dos projetos de investimentos. Na ocasião salientou que toda a estrutura metodológica utilizada no processo de investimento tem como fundamentação básica a capacidade fiscal do estado. “O Governo tem um bom gerenciamento das suas contas públicas para dispor de recursos que possam ser investidos”, acrescentou.

O resultado de todo esse esforço é que o Ceará, em 2018, foi o estado que mais investiu no Brasil, proporcionalmente à sua Receita Corrente Líquida, com 15,08 por cento. “Isso é um número muito importante. Em termos absolutos foi o segundo, atrás apenas de São Paulo, destacou.

Ao concluir. Flávio Ataliba salientou que toda essa estratégia de investimentos tem produzido importantes avanços na economia cearense. “Vale destacar que o Ceará vem crescendo nos últimos anos sempre acima da média nacional. E mantendo esse desempenho certamente vamos aumentar nossa participação no PIB nacional e melhorar cada vez mais as condições de vida da população.

O evento Programação FNE 2020 é uma iniciativa do Banco do Nordeste com o objetivo de discutir e convalidar as estratégias e projeções de aplicação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).