Governo do Ceará tem equipe selecionada para Laboratório de Dados

9 de outubro de 2019 - 15:43

O Governo do Estado do Ceará teve um time de gestores e técnicos selecionado para fazer parte do Laboratório de Dados para Governo, criado em Santa Catarina para reunir líderes e gestores de secretarias estaduais, visando desenvolver competências para fluência em dados e maturidade analítica necessárias para o futuro da gestão pública.

O processo seletivo, de caráter nacional, escolheu oito times, de três a quatro pessoas cada, para integrar o Laboratório, com base nas respostas apresentadas em formulário específico. Além do Ceará foram selecionados os estados de Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amapá.

Representam a equipe do Governo do Ceará o secretário executivo da Secretaria do Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges, a coordenadora de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação, Evelise Braga, o orientador da Célula de Provimento de Pessoas, Bruno Braga, e Jéssica Moreira, assessora especial da Casa Civil.

Todos estarão em Florianópolis, a partir desta quarta-feira, dia 09/10, participando da imersão presencial a ser concluída na sexta-feira, dia 11/10. A metodologia de formação terá ainda outra imersão presencial em Florianópolis, entre os dias 27 e 29 de novembro, e sete semanas de mentorias remotas.

A primeira imersão é estratégica. A partir dos programas, dados e recursos de cada secretaria serão definidos os objetivos e tomadas de decisão que podem ser baseadas em dados. A segunda é prática para a realização do produto de dados anteriormente definido. Entre as imersões serão realizadas as mentorias remotas, quando acontecem os encontros online de 7 horas (mínimo) e 10 horas (máximo) de um mentor ou mentora cientista de dados para a realização do plano de ação.

A seleção dos oito times foi feita com base na adequação aos critérios de elegibilidade, diversidade de perfil profissional na composição do time, avaliação do caso de uso de dados apresentados e maturidade analítica da secretaria inscrita quanto a dados abertos, a políticas públicas baseadas em evidências e ao uso de dados para processos internos.

O Laboratório é uma iniciativa da Associação Social Good Brasil, organização sem fins lucrativos, constituída como sociedade civil de interesse público (OSCIP), criado por meio de parceria com a Aliança formada pelo Instituto Humanize, Fundação Lemann, Fundação Brava e Instituto República. O objetivo é a formação de lideranças analíticas na gestão pública, visando tornar a tomada de decisão, as políticas públicas e o impacto mais orientados por dados e evidências.