Governo do Ceará apresenta boas práticas de gestão em Goiás

21 de outubro de 2019 - 14:38

O Governo do Ceará participa, hoje (21) e amanhã (22), em Goiânia, do “I Seminário Goiás/Ceará de boas práticas governamentais – Ampliar conhecimentos com eficiência no uso dos recursos públicos”. Na abertura do evento, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, exaltou a experiência do Ceará em gestão pública. “O Ceará tem uma grande experiência e conseguiu obter um avanço significativo. Obrigada por tudo que vocês estão ofertando a Goiás”, disse Caiado. Após a solenidade de abertura, houve a assinatura de um Termo de Cooperação entre Goiás e Ceará, representado pelo secretário de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-CE), Flávio Ataliba.

Segundo Ataliba, durante os dois dias do “I Seminário Goiás/Ceará de boas práticas governamentais”, a comitiva cearense, composta por oito integrantes do Governo do Ceará e pelo deputado federal Mauro Filho, apresentará os sistemas que foram desenvolvidos para organizar a nova estrutura de planejamento e orçamento e o trabalho realizado para controlar as despesas e manter os investimentos. De acordo com o secretário, o Ceará é hoje o estado brasileiro com maior percentual de investimentos sobre a Receita Corrente Líquida (RCL), com 15,03% em 2018.

A experiência de sucesso do Ceará na área da educação também será abordada durante o Seminário. “Das 100 melhores escolas públicas de ensino fundamental do Brasil, 82 delas estão no Ceará. Isso foi um grande avanço para o nosso Estado”, destaca Flávio Ataliba.

Outro tema que será tratado no Seminário será a política de instrumentos de avaliação de impactos dos investimentos, como a existente hoje no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece-CE). “Falaremos, ainda, sobre nossa política de licenciamento ambiental, que é bem avançada, nossos projetos do Governo Digital, liderados pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), e sobre a importância dos centros de pesquisas regionais, como o Ipece, que é referência hoje no Brasil”, acrescenta o secretário de Planejamento e Orçamento da Seplag-CE.

Exemplo nacional

Esta é a terceira vez neste ano que o Governo do Ceará apresenta em outros estados seus resultados positivos em gestão e planejamento. Em agosto, a experiência cearense foi debatida no Rio Grande do Sul, durante o I Workshop RS/CE. Já em setembro, o Ceará mostrou suas iniciativas durante o “Seminário Gestão Pública: Desafios e Oportunidades da Administração”, promovido pelo Governo do Paraná.

“O Ceará é hoje referência no Brasil como um dos estados mais organizados e mais avançados na sua gestão pública”, enfatiza o secretário Flávio Ataliba.

Comitiva cearense inclui integrantes do Governo do Ceará e o deputado federal Mauro Filho, que ministrou a palestra “As boas práticas de gestão fiscal”

O secretário de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Flávio Ataliba assinou Termo de Cooperação entre Ceará e Goiás