Palestra estimula busca pelo autoconhecimento para o crescimento pessoal e profissional

22 de outubro de 2019 - 17:26

Buscar o autoconhecimento é o primeiro passo para promover mudanças significativas na vida pessoal e profissional. A realização desse exercício, contudo, é uma tarefa difícil para muitas pessoas que, sem perceberem, acabam ficando presas em uma situação incômoda. A fim de ajudar servidores e colaboradores a se autoconhecerem e buscarem as mudanças necessárias para suas vidas, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP), realizou, nesta terça-feira (22), a palestra “Autoconhecimento na prática”, ministrada pelo psicólogo Sidney Marque. A ação faz parte da programação especial da Semana do Servidor 2019, cujo tema é “Saúde e Bem-Estar do Servidor”.

“Conhecer é o primeiro passo para transformar. Nós não podemos modificar o que não conhecemos. Se não identificarmos o que precisamos mudar, nada mudará. A história vai sempre se repetir. Uma parte nossa sempre resiste a olhar para o nosso interior, para o que precisamos mudar, pois temos medo do que vamos encontrar. Podemos encontrar traumas. O medo alimenta o fantasma, Por isso, é importante fazer esse exercício, buscar o autoconhecimento, pois só é possível mudar o que conhecemos. Se a gente quer modificar alguma coisa, vamos ter a ousadia de olhar para nós mesmos”, afirmou Sidney Marques.

Para instigar os participantes a se autoconhecerem, o palestrante pediu que todos escrevessem comportamentos e frases negativas que costumam repetir, muitas vezes, de forma inconsciente.  De acordo com ele, a percepção desses fatos traz para a consciência a responsabilidade e a possibilidade de compreender o que precisa ser transformado. “O simples fato de conhecermos nossos padrões negativos já promove algumas mudanças de comportamento e sentimento”, disse, ressaltando que essas transformações têm impacto em todos os âmbitos da vida, inclusive no profissional.

Ao final da palestra, os participantes concorreram a cortesias para atividades culturais e tiveram mais um momento de integração durante o coffee break. Todos os presentes à palestra receberão declaração de participação.

Outras palestras

Ao longo da programação da Semana do Servidor, serão realizadas outras palestras  e oficinas voltadas para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Nesta quarta-feira (23), os servidores poderão participar da oficina “Constelação Sistêmica”, que ocorrerá das 13h às 15h, na sala multiuso da Escola de Gestão Pública. Já no dia 25, será realizada a palestra “Como sair das dívidas”, das  8h às 10h30, no Auditório do Tribunal de Justiça. No mesmo dia, ocorrerá a oficina “Constelação Familiar”, no auditório da Secretaria da Educação, das 12h às 13h.

Já no dia 29 de outubro, será a vez de falar sobre saúde da mulher, com a palestra “Outubro Rosa”, das 9h às 10h, no auditório da Seplag. No dia 30, será a vez da palestra “Gestão das emoções para uma vida saudável”, das 9h às 11h, também no auditório da Seplag. Todas as palestras têm declaração de participação. Os interessados devem se inscrever por meio do representante do Grupo Técnico de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (GTDEP), no setor de/ Recursos Humanos de cada órgão.

Além das palestras, a programação da Semana do Servidor também inclui uma série de atividades voltadas para saúde e bem-estar, que serão realizadas até o dia 31 de outubro, além da tradicional Festa do Servidor, que ocorrerá no dia 1º de novembro, no Estacionamento do Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba). A programação completa pode ser acessada no site da Seplag: https://www.seplag.ce.gov.br.