Programação das férias para o exercício de 2020 ocorrerá em janeiro

22 de outubro de 2019 - 14:14

Excepcionalmente, o planejamento das férias regulamentares dos servidores do Governo do Ceará para o próximo ano será feito em janeiro de 2020. A mudança tem o objetivo de dar mais tempo para que os gestores das áreas de Recursos Humanos dos órgãos e entidades do Governo do Ceará possam capacitar seus servidores para a utilização do novo sistema de programação de férias e, assim, garantir o repasse adequado das informações. Em novembro de 2020, os servidores deverão programar as férias para 2021 normalmente. A partir de então, novembro será a ser o mês oficial para o planejamento das férias regulamentares.

O novo sistema de gestão de férias, desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotec), em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), atende às determinações dos decretos 32.907, de 21 de dezembro de 2018, e 33.216, de 19 de agosto de 2019. “Quando o sistema entrar totalmente em funcionamento, os próprios servidores irão planejar seu período de férias. No momento do cadastramento, ele poderá observar, dentre outras coisas, a ocorrência de outros pedidos para o mesmo período de pessoas com prioridade, a exemplo de gestantes, trabalhadores com dependentes menores de idades e servidores estudantes, dentre outros. As férias serão validadas pelo chefe imediato do servidor, que receberá por e-mail a confirmação do período escolhido”, explica o coordenador de Gestão de Pessoas, Fábio Miranda.

Segundo Miranda, o pagamento do terço de férias será feito no primeiro período programado, caso o servidor opte por dividir as férias. Com exceção dos militares, os servidores podem optar pelas férias integrais (30 dias), por dois períodos de 15 dias, por três períodos de 10 dias, por dividir as férias em 10 e 20 dias ou por dividir em 20 e 10 dias.

O coordenador lembra que o servidor só poderá sustar as férias uma única vez, até 20 dias antes do início do período escolhido. Já o chefe imediato poderá sustar as férias até um dia antes do início das mesmas.