Curso capacita servidores com o objetivo de melhorar políticas sociais no Estado

29 de outubro de 2019 - 16:49

A Secretaria do Planejamento e Orçamento do Ceará (Seplag-CE), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) iniciaram hoje (29) o curso “Avaliação de Programas Sociais”,  direcionado aos gestores e técnicos do Poder Executivo estadual que atuam em políticas sociais. O primeiro módulo do curso foi ministrado pelo professor e secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag-CE, Flávio Ataliba, em parceria com o professor Carlos Manso. A abertura da capacitação contou com a presença da diretora da EGPCE, Lúcia Siebra, e da coordenadora pedagógica da Escola, Fernanda Diniz.

“O Estado do Ceará já vem desenvolvendo, há algum tempo, diversas políticas importantes na área social, a exemplo do Mais Infância Ceará, que se tornou uma referência nacional. Entretanto, o nosso esforço é melhorar o desenho das políticas que são elaboradas e projetadas nas setoriais, de forma a dar ainda mais foco e efetividade aos seus resultados. Como os projetos que serão submetidos ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) vão passar por processos ainda mais rigorosos, estabelecidos pelo Ipece, o curso tem como objetivo fortalecer as equipes das setoriais para que elas possam elaborar esses projetos com um desenho mais eficiente possível. Consequentemente, nós teremos melhores resultados. Então, o Ceará já faz muita coisa. Com tudo isso, queremos transformar o Ceará em uma referência nacional não só na política de combate à pobreza voltada para as crianças na primeira infância, mas em todo o ciclo do indivíduo, com políticas de combate à pobreza em todas as idades”, explicou o secretário Flávio Ataliba.

O primeiro módulo do curso foi focado em pobreza e desigualdade, abordando conceitos básicos e definições relevantes para a compreensão desses temas e para o desenvolvimento das ações voltadas para a questão social. Os participantes puderam aprender os conceitos gerais de cada um dos pontos, as formas de medição e suas variações e conhecer o panorama na pobreza no mundo. Durante a aula, o secretário Flávio Ataliba reforçou a importância da capacitação ao lembrar que os recursos públicos são escassos e, por isso, é necessário “mais efetividade no desenho das políticas sociais, na sua implementação e nos seus resultados”.

O curso segue até sexta-feira, dia 1º de novembro, e contará com cinco módulos. O segundo módulo será ministrado pelo diretor geral do Ipece, João Mário de França, e pelo pesquisador-visitante da Funcap no Ipece, Patrício Vergara. O terceiro e o quarto módulos terão como professores a diretora de Estudos de Gestão Pública do Ipece, Marília Firmiano, e o pesquisador da Funcap no Centro de Análise de Dados e Avaliação de políticas públicas (Capp/Ipece), Vitor Miro Couto Silva, Já o quinto módulo será ministrado pelo analista de políticas públicas do Ipece, Victor Hugo de Oliveira Silva.