NOVEMBRO AZUL

8 de novembro de 2019 - 09:20

Palestra orienta sobre autocuidado e prevenção do câncer de próstata

Engajada na campanha mundial Novembro Azul, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) realizará, na próxima segunda-feira (11), às 14h, uma palestra sobre autocuidado e prevenção do câncer de próstata, neoplasia mais prevalente entre os homens em todo o mundo. A palestra é voltada para servidores e colaboradores e será ministrada pela enfermeira Liseanny Rodrigues, no auditório da Seplag (3º andar). O evento é uma parceria com a Associação dos Servidores da Secretaria do Planejamento e Gestão (Asseplag).

Somente no ano passado, o Ceará registrou 2.730 novos casos de câncer de próstata,  o que representa mais de 60% das neoplasias ocorridas nos homens do Estado, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em todo o Brasil, foram 68.220 casos de câncer de próstata, o equivalente a 66,8% de todos os cânceres diagnosticados nos homens do País.

De acordo com o Ministério da Saúde, o risco de desenvolver câncer de próstata aumenta com o avanço da idade. Histórico de câncer na família e sobrepeso ou obesidade também favorecem o surgimento desse tipo de câncer. No entanto, adotar hábitos de vida saudáveis e realizar exames médicos periódicos, sobretudo a partir dos 40 anos, são ações que podem ajudar a prevenir e a detectar precocemente o câncer de próstata.

A prevenção do câncer de próstata está relacionada, principalmente, aos hábitos de vida dos homens, incluindo a adoção de uma alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e a prática de atividade física, além de evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.

Para investigar o câncer de próstata, são indicados dois exames: o toque retal, onde o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, e o PSA, que é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis elevados dessa proteína podem significar câncer, mas também pode ser um indicativo de doenças benignas de próstata.