Seplag apresenta nova ferramenta para monitoramento das operações de crédito

12 de novembro de 2019 - 14:29

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) reuniu representantes das secretarias e órgãos que possuem operações de crédito financiadas por organismos financeiros para apresentar o Módulo do Siap – Operações de Crédito. O encontro foi realizado na manhã da última sexta-feira (8), reunindo, além de técnicos da Seplag, gestores das secretarias das Cidades; Desenvolvimento Agrário (SDA); Fazenda (Sefaz); Infraestrutura (Seinfra); Saúde (Sesa); Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Turismo (Setur); do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece) e da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A ferramenta apresentada foi desenvolvida pela equipe da Coordenadoria de Planejamento e Orçamento (Cplog), juntamente com a Coordenadoria de Tecnologia (Cotec), e irá consolidar para a alta gestão do Governo e secretarias envolvidas todas as informações relacionadas às operações de crédito em andamento, objetivando facilitar a comunicação e a tomada de decisão.

A nova ferramenta trará como benefícios para o governador e o Cogerf uma visão consolidada de todas as operações de crédito firmadas pelo Governo por meio de demonstrativo de execução financeira, permitindo uma gestão mais eficiente, além de facilitar a tomada de decisões.

Já as secretarias ganham dois benefícios: facilidade na gestão interna e na comunicação, por meio da unificação das informações relacionadas às operações de crédito; e contribuição no relacionamento das secretarias com as instâncias de decisão para solução de pendências e entraves de execução.

A reunião foi aberta pelo coordenador da Cplog, Regis Benevides, que apresentou os objetivos do encontro. Em seguida, a coordenadora de Captação de Recursos e Alianças com Público e Privado (Cocap), Ticiana Gentil, abordou algumas questões relacionadas à gestão das operações de crédito do Estado.

O articulador da Cplog, Marcos Medeiros, conduziu a apresentação do Módulo de Operações de Crédito e ouviu sugestões para o aperfeiçoamento do sistema. Uma agenda de reuniões com cada secretaria teve início na segunda-feira, dia 11/11, conduzida pela equipe da Cplog, com objetivo de tratar individualmente da implantação dos projetos no sistema. A série de encontro se estenderá até o próximo dia 22.