Servidores terão sistema para planejamento de férias; veja como acessar

2 de dezembro de 2019 - 14:52

Os servidores ativos dos órgãos e entidades do Governo do Ceará deverão fazer o planejamento de férias por meio de sistema disponibilizado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) em sua página eletrônica. Na aba “Serviços”, o servidor clica em Acesso Sistema para ingressar no Guardião, onde encontrará a opção Servidor Online. Depois basta clicar na opção Férias (Programe suas férias). Ao acessar, encontrará vídeos autoexplicativos com o passo a passo que a ferramenta disponibiliza no menu de ajuda.

O planejamento de férias deverá ser feito sempre no mês de novembro de cada ano. Excepcionalmente, as férias de 2020 serão programadas em janeiro do mesmo ano. Já em novembro de 2020, os servidores farão o planejamento de férias para 2021. A implantação do sistema está de acordo com o Decreto 32.907, de 21 de dezembro de 2018, e a alteração feita pelo Decreto 33.216, de 19 de agosto de 2019.

O sistema terá um projeto piloto envolvendo apenas os servidores da Seplag e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), que farão o planejamento de férias para 2020 já a partir de dezembro de 2019. O pessoal dos demais órgãos e entidades do Governo farão a partir de 2 de janeiro de 2020, exceto os militares e os procuradores da Procuradoria Geral do Estado.

A Seplag informa que o número de servidores em gozo de férias não poderá ultrapassar, por mês, 15% do total de pessoal da unidade. Esclarece ainda que o direito a férias para o servidor cedido deverá considerar seu ingresso no órgão de origem do serviço público do Governo do Ceará.

As dúvidas podem ser esclarecidas junto ao Setor de Recursos Humanos do órgão/entidade de origem do servidor.

 

* Confira nos vídeos abaixo o passo a passo do caminho que o servidor deve seguir para acessar o sistema para programar as férias, alterar o período, conferir a classificação e acompanhar a programação.

 

ACESSO AO SISTEMA

 

PROGRAMAÇÃO DAS FÉRIAS

 

CLASSIFICAÇÃO

 

ACOMPANHAMENTO

 

ALTERAÇÃO DE PERÍODO DE FÉRIAS