Seplag participa de evento internacional sobre gestão para resultados

4 de dezembro de 2019 - 16:43

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), participa, nesta semana, do XII Seminário Internacional da Rede de Gestão de Resultados em Governos Subnacionais da América Latina e Caribe, em Belo Horizonte (MG). O evento é organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o governo mineiro, e reúne representantes de diversos países.

“Estão sendo apresentadas relevantes discussões sobre monitoramento de ações públicas, construção de indicadores e gestão por resultados. Essa agenda é importantíssima, dado que hoje o Estado brasileiro precisa ser mais eficiente. Essa rede da América Latina envolve vários países, incluindo o Brasil, e o Ceará está presente nessa discussão, aperfeiçoando cada vez mais as suas políticas de avaliação e também a gestão por resultados que já funciona no Estado”, afirma o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba.

A programação do evento, que teve início na última segunda-feira (2) e segue até está quarta-feira (4), incluiu temas como os cinco pilares da gestão de resultados para o desenvolvimento sustentável, avanços recentes no nível subnacional e nacional na implementação do orçamento baseado em resultados, eficiência na gestão do investimento público descentralizado em governos subnacionais e gerenciamento de programas e projetos, dentre outros.

Conforme Avilton Júnior, coordenador da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (CPLOG) – área responsável por implantar o modelo de gestão para resultados no Ceará, o seminário é uma excelente oportunidade para trocar experiências e conhecer os exemplos de outros países. “Está sendo uma rica experiência. Estamos montando uma rede brasileira em que o Estado do Ceará está sendo um dos protagonistas. Aqui é o momento de conhecer essas experiências e fazer essa captação de contatos, de formas de se conectar ainda mais não só dentro do nosso Estado, mas fora do País”, diz.