Seplag e Red Hat debatem transformação digital no Governo do Ceará 

21 de janeiro de 2020 - 15:50 #

A forma como o cidadão se relaciona com o Governo do Ceará será transformada a partir deste ano, quando terá início a implantação de ações previstas no Programa Governo Digital, a exemplo do Portal Único de Serviços, onde será possível, a princípio, ter acesso a 90 serviços das áreas de negócios e trabalho. O processo de modernização e digitalização dos serviços públicos é conduzido pela Casa Civil, Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE) e órgãos gestores dos negócios, que vêm mantendo contatos com empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para conhecer as soluções disponíveis.

Nesse sentido, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges, e a coordenadora de Gestão Estratégica de TIC da Secretaria, Evelise Braga, se reuniram, neste mês, com o presidente da Red Hat Brasil, Gilson Magalhães, e uma equipe de executivos da empresa. O encontro ocorreu na sede da Seplag e tratou sobre a atuação da Red Hat nas jornadas de transformação digital dos governos.

“Essa transformação digital no Ceará será focada, principalmente, em facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Com o Portal Único de Serviços e o login único, que serão implantados neste ano, o cidadão terá mais comodidade para solicitar, acompanhar, receber e avaliar a maioria dos serviços prestados pelo Governo do Ceará. Para os serviços que serão 100% digitais, o cidadão não precisará se deslocar para órgãos governamentais para ser atendido. Esse trabalho será realizado, em grande parte, pelo Governo do Ceará, a partir de contratações por meio do Hub de TIC da Etice”, afirma o secretário Ronaldo Borges.

Para a coordenadora de Gestão Estratégica de TIC da Seplag, a reunião foi positiva e importante para conhecer as soluções e produtos disponíveis que podem ser utilizados nas ações de transformação digital. “Os projetos do Programa Governo Digital pressupõem a utilização de tecnologias inovadoras. A Red Hat faz parte do grupo de empresas que atuam nessa área e se relacionam com governos nesse tema. A reunião foi produtiva para reflexão e discussão sobre oportunidades”, diz Evelise Braga, acrescentando que, atualmente, a Red Hat possui trabalhos em andamento com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

De acordo com a coordenadora, o projeto de transformação digital do Governo do Ceará está “direcionado aos serviços públicos, dados governamentais, transformação da cultura e qualificação das pessoas”.

Evento

Durante a reunião,  também foi debatida a realização de um evento por meio de parceria entre o Governo e a Red Hat, a fim de ampliar a discussão e a troca de experiências sobre o Governo Digital.  “Temos uma rede de gestores que fazem parte do time de transformação digital e, frequentemente, realizamos eventos com eles. Nós planejamos ter, como momento inicial em 2020,  um evento voltado para a utilização de tecnologias inovadoras na transformação digital do Governo. Pretendemos realizá-lo com a Red Hat, considerando que ela já é parceira do Governo do Ceará e pode executar esse tipo de ação”, conta Evelise.