Seplag apresenta critérios de avaliação do Acordo de Resultados

10 de fevereiro de 2020 - 14:36 #

O coordenador da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior, apresentou o detalhamento dos critérios de avaliação

Os critérios de avaliação do Acordo de Resultados – instrumento gerencial do modelo de Gestão para Resultados – foram apresentados, nesta segunda-feira (10), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) aos gestores e técnicos das Coordenadorias de Desenvolvimento Institucional e Planejamento das secretarias e órgãos estaduais. “O Acordo de Resultados é um instrumento para priorizar um olhar mais focado nas ações prioritárias de cada secretaria e órgão do Governo do Ceará. É também é um mecanismo de aprendizagem de melhoria contínua”, explica o coordenador da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior, que comandou a apresentação.

Durante o evento, Avilton Júnior detalhou os pilares da avaliação do Acordo de Resultados – nota de indicadores, nota das entregas, nota financeira, nota da pactuação e nota de monitoramento – e  a forma como as notas são elaboradas. De acordo com ele, são avaliados critérios como o alcance das metas pactuadas, frequência de monitoramento, capacidade de mensuração do objetivo, articulação intrasetorial, status da coleta de dados e resolutividade dos encaminhamentos internos, dentre outros. Segundo o coordenador, os resultados do monitoramento mensal e das avaliações parciais são encaminhados para  o Grupo Técnico de Gestão para Resultados, órgão de assessoramento do Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf), para análise e encaminhamentos.

O coordenador também destacou que o ranking para verificar o desempenho dos Acordos de Resultados nas secretarias e órgãos do Governo deve ser visto como um estímulo para melhorias. “É uma competitividade salutar para que você melhore seu desempenho”, diz Avilton Júnior.

Ele destaca também que para melhorar ainda mais o desempenho das equipes, o Governo do Ceará adotou estratégias focadas em compartilhamento de experiências e qualificação, a exemplo da Especialização em Gestão para Resultados, oferecida pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP-CE), e do InovaGpR, por meio do qual são alocados bolsistas mestrandos nas secretarias e órgãos do Governo.

“As quatro primeiras secretarias e quatro últimas colocadas no ranking serão priorizadas na alocação dos bolsistas do InovaGpR, que é realizado por meio de uma parceria entre Seplag e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Esse projeto vai trazer aproximação da academia e do setor público. O objetivo é compartilhar boas práticas. Queremos que a rede de gestão funcione de forma a gerar aprendizado por meio desse projeto”, afirma Avilton Júnior.