Seplag, Ipece e Fiocruz alinham ações para medir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

20 de fevereiro de 2020 - 10:49 #

Para alinhar as estratégias de trabalho destinadas à mensuração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e a Fiocruz se reuniram, nesta terça-feira (18), no workshop “Compatibilização dos Indicadores de Monitoramento da Agenda 2030, Ceará 2050 e PPA 2020-2023”. O evento ocorreu na sede da Fiocruz no Ceará, localizada no município de Eusébio.

“O evento foi importante para começarmos a traçar uma metodologia de mensuração do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), tentando compatibilizar o método que o Governo do Ceará trabalha, por meio da Seplag e do Ipece, principalmente no que diz respeito aos indicadores do PPA 2020-2023, que tem uma relação bastante convergente para os indicadores que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fiocruz trabalham na abordagem dos ODS”, conta o coordenador da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, Avilton Júnior.

Segundo o coordenador, durante o workshop, foram apresentadas as ações que o Governo do Ceará vem realizando e que contemplam os ODS, a exemplo do Ceará 2050 e do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, além do Íris, Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. A Fiocruz também apresentou a metodologia utilizada pela instituição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Também tivemos um momento de trabalho mais técnico, quando as equipes da Seplag, do Ipece e da Fiocruz discutiram as ações e buscaram um alinhamento no sentido de firmar uma parceria para a operacionalização dos indicadores que medem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse Avilton Júnior.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são ações que devem ser implementadas por todos os países até 2030. As iniciativas visam, essencialmente, o combate à pobreza, a proteção do planeta e a garantia de paz e prosperidade para todas as pessoas. Ao todo, são 17 objetivos que contemplam temas como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outros.