Ceará vai antecipar 1ª parcela do 13º dos servidores; R$ 420 mi injetados na economia

7 de julho de 2020 - 19:44 # # # # # #

TEXTO: Antonio Cardoso - Assessoria de Comunicação Institucional FOTOS: Ascom Casa Civil, Thiara Montefusco e Tatiana Fortes

Mesmo diante da pandemia de coronavírus, havendo forte redução na arrecadação do Estado, a primeira parcela do 13º dos servidores estaduais do Ceará será antecipada, como tem ocorrido nos últimos anos. A informação foi dada pelo governador Camilo Santana em transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite desta terça-feira (7). “Isso foi uma decisão tomada com toda a equipe econômica do Estado. Vamos pagar a primeira parcela agora no mês de agosto. No dia 14 de agosto estará nas contas dos servidores públicos do Estado”.

A antecipação aos 157.904 servidores ativos, inativos, pensionistas e aposentados do Estado, de acordo com o governador, significa R$ 420 milhões injetados na economia. “Se eu somar isso à folha de pagamento, que é mais R$ 850 milhões, vamos injetar no mês de agosto, no estado, R$ 1.270.000.000. Isso é uma forma de estimular a economia. É um esforço que o Estado está fazendo mesmo diante de uma crise de pandemia”, afirmou Camilo Santana, acrescentando que pagar antecipada a primeira parcela é mais uma medida importante para reaquecer a economia do estado do Ceará.

Todo um conjunto de ações está sendo construído com constante diálogo com as empresas. O governador Camilo Santana antecipou que será apresentado no segundo semestre deste ano um pacote de investimentos do Estado. “O papel do poder público é fundamental para retomar o crescimento do Estado. Mais obras geram mais empregos, significa melhorias para a população e aquecimento da economia”.

Alívio para empresas

Ainda na área econômica o governador disse que enviou nesta terça-feira para a Assembleia Legislativa lei que suspende o pagamento do Fundo de Equilíbrio Fiscal das empresas no estado do Ceará. “Vamos suspender essa cobrança que será transferida para o ano que vem. Essa é uma das ações do pacote de medidas que lançamos para estimular o retorno da economia cearense e gerar mais empregos”, contou, informando, também, que oficializou junto ao Comitê Gestor do Simples Nacional solicitação da prorrogação por mais 90 dias da cobrança do ICMS para as micro e pequenas empresas no Ceará. “Durante a pandemia suspendemos por 90 dias, abril, maior e junho, e estamos pedindo que prorrogue por mais 90 dias. Isso representa cerca de 90% das empresas cearenses. É uma forma de estimular a retomada da economia nesse momento”.

Nessa segunda-feira (6) começou a vigorar em todo o estado o novo decreto com medidas que visam reduzir o número de contaminados pelo novo coronavírus. Na transmissão desta noite o governador também destacou o documento que, entre outras ações, inicia a retomada da atividade econômica de forma responsável, gradual e regionalizada. “Há uma preocupação muito forte do Comitê Científico que essa retomada se dê de forma muito sustentável, muito responsável, para não acontecer o que temos visto nos noticiários nacionais e internacionais que é o retorno do fechamento das atividades pelo avanço da Covid”, alertou. “Temos feito tudo com muita responsabilidade e queremos cada vez mais avançarmos nesse plano que tem sido feito de forma regionalizada porque o tempo da pandemia em cada região tem sido diferenciado”.

Dessa forma, o Estado tem trabalhado para ampliar o número de leitos de UTIs em todas as regiões, principalmente naquelas que mais preocupam, como é o caso do Cariri. “Nas últimas horas colocamos mais 40 novos leitos de UTIs no Hospital Regional do Cariri. Já estamos com 136 novos leitos de UTIs só no Regional, exclusivos para Covid”. Da última carga de respiradores que chegou no último final de semana 109 foram enviados para 34 municípios da região do Cariri. “Recebi ontem imagens das UTIs que implantamos em Canindé. É um dos municípios onde não tinha e agora conta com UTI que ficará para atender a população”.

Máscara de proteção

Outra medida importante adotada pelo Governo do Ceará é a distribuição de máscaras de proteção individual, item que se tornou obrigatório diante da pandemia de coronavírus. “Continuamos distribuindo as 5 milhões agora no Interior do Estado. Precisamos sempre ressaltar a importância do uso de máscara para a prevenção da Covid-19. Apelo que as pessoas ao saírem de casa usem as máscaras”.

O Governo do Ceará, buscando garantir a máxima transparência nas ações contra a Covid-19 conta com o IntegraSUS, uma plataforma que integra sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de testagem. Sobre esse último item, o governador destacou que quase 320 mil testes já foram realizados em todo o estado. “O Ceará é um dos estados que mais testa. Isso é importante para a gente ter diagnóstico real, mais transparente da situação da pandemia no estado”, apontou Camilo Santana.