Secretário Flávio Ataliba passa a integrar o quadro de pesquisadores associados do Ibre/FGV

14 de agosto de 2020 - 11:52 # # # #

Ascom Seplag-CE

O secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag-CE, professor Flávio Ataliba, é o único pesquisador associado ao Ibre/FGV fora do eixo Rio-São Paulo

A convite da direção do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Flávio Ataliba, passa a integrar o quadro de pesquisadores associados da Instituição. “Para um professor e pesquisador há tanto tempo radicado no Ceará, isso é mais que uma demonstração que fazemos no Estado do Ceará uma economia de alta qualidade. Tudo isso só é possível porque o trabalho e o esforço são compartilhados com tantos outros excelentes economistas e pesquisadores do Ceará”, afirma Ataliba.

O secretário executivo da Seplag-CE é o único pesquisador associado do Ibre/FGV fora do eixo Rio-São Paulo. “O status de ‘pesquisador associado’ é uma figura interna do Ibre que corresponde ao reconhecimento da trajetória prévia do professor convidado”, diz o diretor do Ibre/FGV, Luiz Guilherme Schymura.

Currículo

O secretário executivo Flávio Ataliba é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui mestrado em Economia pela UFC, mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV- RJ) e doutorado em Economia também pela FGV-RJ. É pós-doutor em Economia pela Universidade de Harvard e Universidade Técnica de Lisboa (2006). Ele é professor titular do Departamento de Economia Aplicada da UFC, onde foi coordenador do Caen/UFC e fundador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP).

Seu vasto conhecimento na área econômica e interesse pelas questões relacionadas ao combate à pobreza têm sido uma importante contribuição para a administração pública do Ceará, onde o professor também exerceu, durante anos, a função de diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).