Secretário do Planejamento reúne-se com universidades estaduais para tratar sobre demandas do setor

2 de setembro de 2020 - 17:39 # # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza / Ascom Seplag

Ações e investimentos necessários para o avanço do ensino superior no Ceará foram tratados, nessa terça-feira (1º), durante reunião realizada entre o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará (respondendo) e coordenador do Conselho de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf), Ronaldo Borges, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda, os reitores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (Urca), além do presidente do Instituto Centec. Na ocasião, os representantes das instituições de ensino apresentaram suas demandas no âmbito do Cogerf, cujas atribuições incluem o “ajuste na programação financeira e cronograma mensal de desembolso”.

“Um dos pontos abordados na reunião foi a liberação dos contratos para a aquisição de equipamentos e materiais de informática que contribuirão para a formação dos estudantes, bem como para o desempenho das atividades gerais dessas instituições de ensino. Outro tema tratado no encontro foi a ampliação do número de bolsas ofertadas aos alunos das universidades, iniciativa que, além de estimular os estudantes, muitas vezes, é necessária para garantir que essas pessoas permaneçam na universidade e alcancem a formação necessária para contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado”, disse o secretário Ronaldo Borges.

Durante a reunião, os reitores, o presidente do Centec e os secretários estaduais também conversaram sobre o remanejamento de custeio para ampliar os recursos destinados à manutenção e adaptação das instalações físicas das instituições de ensino superior. “Nós tratamos, ainda, sobre o projeto de conectividade, cujo objetivo é oferecer condições para que os estudantes realizem suas atividades acadêmicas de forma remota enquanto durar a pandemia de covid-19”, concluiu o secretário Ronaldo Borges.