Seplag e Íris promovem oficina sobre linguagem simples no governo

1 de outubro de 2020 - 10:26 # # # #

Ascom Seplag

Disponíveis para que a população conheça e acompanhe os resultados e os compromissos que devem ser entregues pelos órgãos do Governo do Ceará, os relatórios de monitoramento e avaliação dos Acordos de Resultados precisam ser escritos de forma simples e acessível, possibilitando a compreensão do conteúdo e ampliando a transparência. Assim, para melhorar a elaboração desses relatórios, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Cplog) e em parceria com o Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, está realizando, de 28/09 a 2/10, a oficina de “Inovação em linguagem de governo”.

O evento de formação é voltado para 100 técnicos e gestores das áreas setoriais de planejamento e orçamento dos 44 órgãos estaduais que pactuaram compromissos por meio do Acordo de Resultados. A oficina tem duração de 3 horas e está sendo ministrada de forma remota, observando o decreto estadual que determina o isolamento social em função da pandemia de covid-19. “Com o objetivo de ampliar a transparência e o acesso da população à informação qualificada, estamos promovendo um movimento de sensibilização dos órgãos para a publicação dos relatórios de monitoramento e avaliação dos Acordos de Resultados com uso de linguagem simples e não sexista”, afirma o orientador da Célula de Gestão para Resultados da Cplog, Everton Cabral Maciel.

Conforme o orientador, durante a oficina, os participantes “terão acesso à técnica da linguagem simples, o que contribuirá para tornar os relatórios de resultados mais acessíveis para a população”.

 Calendário das oficinas

28/09 – SSPDS, Aesp, PMCE, BMCE, PCCE, Supesp, Pefoce, SPS, Seas, SAP e CGD
29/09 – Sema, Semace, SRH, Sohidra, Cogerh e Funceme e Setur
30/09 – Sedet, Adece, Codece, Adagri, ZPE, CIPP e Jucec, Sesa e ESPCE
01/10 – Secitece, Funcap, Nutec, UVA, Urca, Uece, Seduc, Secult e Sejuv
02/10 – SCidades, Cagece, SOP, Seinfra, Cegás, Metrofor e Detran, SDA, Ematerce, Idace e Ceasa