Seplag iniciará na terça-feira (13) testagem para covid-19 em servidores e colaboradores

9 de outubro de 2020 - 12:00 # # # #

Dháfine Mazza / Ascom Seplag

Como parte das ações em comemoração ao mês do servidor, cujo dia é celebrado em 28 de outubro, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Associação dos Servidores da Secretaria de Planejamento e Gestão (Asseplag), realizará, de 13 a 16 de outubro, uma campanha de testagem para covid-19. A campanha, que também faz parte das iniciativas para o retorno gradual e responsável das atividades presenciais, contemplará todos os servidores e colaboradores da Seplag, das suas vinculadas e da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearáprev).

Ao todo serão realizados cerca de 713 testes rápidos. A aplicação dos testes ocorrerá no auditório da Seplag (3º andar) com dia e horário marcados para garantir o distanciamento social mínimo entre as pessoas. Os servidores e colaboradores devem ficar atentos e respeitar o agendamento estabelecido pela Célula de Desenvolvimento de Pessoas da Coordenadoria Administrativo-Financeira da Seplag. Em cada horário, entrarão, no máximo 13 pessoas para a realização do teste. Elas permanecerão no auditório até serem informadas sobre o resultado, o que ocorrerá de forma individual e sigilosa.

Para a realização do teste, serão observadas todas as medidas necessárias para evitar a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), como a manutenção do distanciamento social, a disponibilização de álcool em gel 70% e a utilização de máscara de proteção individual.

Sobre o teste

O teste rápido para a covid-19 é feito com a coleta de uma gota de sangue retirada do dedo e colocada em uma placa com reagente que, após 15 minutos, identifica se há ou não presença de anticorpos específicos para o SARS-CoV-2. O teste rápido não identifica, no entanto, se a infecção pelo vírus que levou à produção de anticorpos é recente ou antiga. Por isso, se o resultado do teste rápido for positivo, o trabalhador será colocado em quarentena e encaminhado para a realização do teste RT-PCR, que detecta o RNA do SARS-CoV-2 na amostra de secreção retirada da nasofaringe e indica infecção recente.

Treinamento

A equipe que aplicará os testes e acompanhará a realização da campanha foi treinada pelas enfermeiras Emanuelle Mateus Moraes e Nicole França, da Secretaria da Saúde, que orientaram sobre todos os protocolos necessários para a aplicação segura do teste, a comunicação dos resultados e os procedimentos necessários em caso de resultado positivo.

Serviço

Campanha de testagem para covid-19 em servidores e colaboradores da Seplag, das suas vinculadas e da Cearáprev

Período: De 13 a 16 de outubro de 2020

Local: Auditório da Seplag (Centro Administrativo Governador Virgílio Távora)

Informações: cedep.coafi@seplag.ce.gov.br / (85) 3101-4547

CONFIRA OS AGENDAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE