Seplag conscientiza servidores e colaboradores sobre o diagnóstico precoce da leucemia e a doação de medula óssea

18 de fevereiro de 2021 - 17:19

Ascom Seplag

Campanha também reforçou a necessidade do cumprimento dos protocolos de prevenção à disseminação da covid-19

Preocupada com a saúde e o bem-estar dos seus servidores e colaboradores, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) tem realizado campanhas sistemáticas de conscientização e educação para o autocuidado. Neste mês, a campanha contra a covid-19 – iniciada no ano passado e em constante atualização – divide espaço com uma ação do Fevereiro Laranja, cujo foco é o diagnóstico precoce da leucemia e a conscientização sobre a doação de medula óssea.

A campanha interna do Fevereiro Laranja na Seplag foi planejada e executada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria e inclui e-mail educativo e distribuição de kits com cartão impresso falando sobre a iniciativa, máscaras de proteção individual e álcool em gel 70%.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil registrou cerca de 10.810 novos casos de leucemia em 2020, sendo 5.920 mulheres e 4.890 homens. No Ceará, o Inca estima que foram diagnosticados aproximadamente 470 novos casos de leucemia no ano passado.

Sobre a leucemia

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos do sangue que, em geral, tem causa desconhecida. A principal característica dessa doença é o acúmulo de células doentes na medula óssea, onde são fabricadas as células sanguíneas. Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. As células normais vão sendo substituídas pelas células doentes.

Conforme o Inca, existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

O diagnóstico precoce do sangue possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como: palidez, cansaço, febre, aumento de gânglios, infecções persistentes ou recorrentes, hematomas, petéquias, sangramentos inexplicados, aumento do baço e aumento do fígado.