Ouvidoria da Seplag alcança nota 9 na avaliação de desempenho realizada pela CGE

10 de março de 2021 - 19:21

Dháfine Mazza/Ascom Seplag

A Ouvidoria da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) melhorou sua pontuação na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Estaduais, alcançando nota 9 em 2020, ante 7,46 no em 2019. Realizada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará (CGE) e divulgada nesta semana, a avaliação mostra o resultado das mudanças implementadas pela Seplag para melhorar o trabalho da Ouvidoria, uma vez que ela é o principal canal de comunicação entre o governo e a sociedade.

De acordo com o Ouvidor da Seplag, Jares Freire, as mudanças implementadas na Ouvidoria ao longo de 2020 incluem a melhoria da estrutura física, que passou a contar com espaço para o atendimento individualizado dos cidadãos, e a designação de um ouvidor substituto, o que ampliou a capacidade do setor de receber, analisar e responder aos questionamentos, dúvidas e queixas da população. “Estamos empenhados em melhorar cada vez mais o atendimento da Ouvidoria da Seplag, que é um elo entre a sociedade e a Secretaria”, destaca Freire.

O assessor de Controle Interno e Ouvidoria, Luciano de Sousa Pontes, acrescenta que “o apoio da gestão superior da Seplag foi fundamental para o fortalecimento da Ouvidoria, sobretudo no atual momento de pandemia de covid-19, onde os cidadãos recorrem ainda mais ao atendimento do setor para resolver demandas relacionadas ao serviço público”.

A CGE realizou a avaliação de desempenho com as 62 ouvidorias do Poder Executivo Estadual, considerando as ações realizadas em longo do ano quanto ao objetivo, à descrição, aos procedimentos de avaliação e às seguintes variáveis: Resolubilidade das manifestações; Boas Práticas de Ouvidoria/Controle Social; Índice de Satisfação dos Usuários com a Ouvidoria; Relatório da Ouvidoria Setorial; Participação nas Reuniões da Rede de Fomento ao Controle Social; e Identificação Visual e Divulgação dos Contatos da Ouvidoria.

Balanço

Ao longo do ano de 2020, a Ouvidoria da Seplag registrou 895 manifestações, sendo 436 reclamações, 401 solicitações, 28 sugestões, 16 elogios e 13 denúncias.

Canais de Atendimento

Os registros de elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias podem ser feitos na Ouvidoria da Seplag pelo sistema on-line, por e-mail (ouvidoria@seplag.ce.gov.br), por telefone (85 3101-4423) ou presencialmente.

Prazo para resposta

Após registrar a manifestação na Ouvidoria, o cidadão tem direito de receber resposta ou acesso à informação imediatamente sempre que possível. Quando não for possível, a manifestação do cidadão deverá ser respondida em até 20 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 10 dias mediante justificativa.

Fale com a Ouvidoria

Sistema online: https://www.seplag.ce.gov.br/acesso-a-informacao/

E-mail: ouvidoria@seplag.ce.gov.br

Telefone: (85) 3101-4423