Papel Zero deve gerar economia de R$ 300 mi em oito anos aos cofres do Estado

29 de abril de 2021 - 16:50 # # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza/Ascom Seplag

Projeto também dará mais agilidade e transparência para atendimento ao cidadão. Assunto foi debatido no segundo dia do curso Educação Executiva em Transformação Digital – GovExcEd, realizado pelo Governo do Ceará, em parceria com a AWS, e destinado à alta gestão da administração pública estadual

Por meio do projeto Papel Zero, desenvolvido no âmbito do programa Governo Digital, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), o Governo do Ceará deverá economizar cerca de R$ 300 milhões em um período de oito anos com a tramitação de processos. O número foi revelado pelo titular da Seplag, Mauro Benevides Filho, e detalhado pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges, nesta terça-feira (27), durante o segundo dia do curso Educação Executiva em Transformação Digital – GovExcEd, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a AWS, e destinado à alta gestão da administração pública estadual.

“Essa economia será possível devido à virtualização total da tramitação de processos, gerando uma redução de despesas com contratos de impressão, papel e outros insumos, infraestrutura e com pessoal. Sem dúvidas, a economia gerada com o Papel Zero é significativa, mas o maior ganho diz respeito à produtividade do serviço público e à oferta de serviços aos cidadãos de forma mais simples, ágil e prática”, disse Borges, lembrando o patrocínio do governador Camilo Santana e do secretário Mauro Benevides Filho, para a execução do projeto.

De acordo Ronaldo Borges, o sistema único integrado de tramitação de processos, o Suite, está em fase piloto na Seplag e será totalmente implementado em todos os órgãos do Governo do Ceará até o primeiro semestre de 2022, aumentando ainda mais a transparência do Governo do Ceará, que já é destaque nacional nesse quesito, ofertando um melhor serviço ao cidadão e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

“Além da redução de dinheiro gasto pelo Governo com a tramitação atual de processos físicos, haverá um ganho significativo em transparência, uma vez que o cidadão que solicitou o processo poderá acompanhar em tempo real todos os passos da tramitação, tudo em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, afirmou, lembrando também a redução do impacto ambiental com a preservação de árvores e economia significativa da água utilizada na fabricação do papel.

Durante o curso, a assessora da Coordenadoria de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Seplag, Elidiane Martins, gerente do projeto Suite, fez um breve relato sobre o processo de desenvolvimento do Sistema Único de Tramitação Eletrônica do Ceará, destacando as estratégias: engajamento das pessoas, horizontalizando a comunicação; metodologia ágil, garantindo entregas e ajustes rápidos; microserviços para redução de falhas e indisponibilidade do sistema e; serviços em nuvem, com destaque a abordagem de Serverless, permitindo que a equipe técnica abstraia a infraestrutura e foque na aplicação.

O arquiteto de Soluções para Governo da AWS, Jairo Júnior, destacou o êxito do Papel Zero, enfatizando pontos como o foco no que realmente importa: serviços centrados no cidadão. “A equipe do Papel Zero conseguiu inovar em diversos pontos, como a linguagem simples. Tudo foi feito reduzindo custos. O fator determinante para isso é que as decisões tomadas do ponto de vista da tecnologia vão construir a estratégia de negócios”, comentou.

Caminho certo

O segundo dia do curso Educação Executiva em Transformação Digital – GovExcEd também contou com palestra do consultor de Transformação para Governo da AWS, Alex Holmes, que relatou sua experiência internacional na digitalização de processos em governos como o do Reino Unido e, de forma interativa, levou os participantes a refletirem sobre os principais valores que devem orientar a digitalização de serviços ao cidadão. Ao citar exemplos da importância da linguagem simples na comunicação com a população e do foco nas necessidades do cidadão, Alex Holmes mostrou que o Governo do Ceará está no caminho certo para atender às demandas da população com mais eficiência e eficácia.

Exemplo a ser seguido

A programação do segundo dia do curso foi encerrada com uma breve análise do gerente nacional Setor Público da AWS Brasil, Paulo Cunha (Pacu), e da líder de Transformação do Governo da AWS, Maria Inês Baque, que felicitou o governador Camilo Santana, o secretário da Seplag Mauro Benevides Filho e o secretário executivo Ronaldo Borges pela iniciativa do Papel Zero.

“É um grande caso de êxito. O Papel Zero foi desenhado com base no ganha-ganha, com benefícios para a administração pública e para o cidadão, além de ganhos em transparência e na preservação do meio ambiente. É muito importante o trabalho realizado pela equipe do Papel Zero, a colaboração público-privado, a liderança focada e com objetivos claros além de equipe técnica experiente. Não tenho dúvidas que o Papel Zero vai fazer uma grande diferença na vida dos cidadãos. Me encantaria ver essa plataforma ser replicada em outros estados do Brasil e também em outros países”, afirmou Maria Inês Baque.