Webmapp do Governo do Ceará ganha versão 3.0

6 de maio de 2021 - 18:19

O WebMapp do Governo do Ceará teve sua versão 3.0 lançada em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (6/04), por meio de plataforma virtual, quando foram apresentadas as novas funcionalidades desta ferramenta gerencial, agora adaptada a uma tecnologia mais moderna, proporcionando novos recursos para seu desenvolvimento. Os avanços tecnológicos e funcionais do WebMapp para a versão 3.0 foram totalmente implantados pela equipe de tecnologia da informação da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

O secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Benevides Filho, deu boas-vindas aos 531 participantes do treinamento da nova versão. “Estamos entregando agora o 3.0 com mais funcionalidades em termos de informação e tecnologia. É o sistema mais poderoso do Brasil, com informações precisas e gerenciais para a tomada de decisões”, destacou o dirigente. Na ocasião, revelou que uma equipe do Governo Federal virá ao Ceará na próxima semana para conhecer essas novas funcionalidades, o que mostra que o nosso estado continua dando exemplo para o Brasil e para o mundo”.

O titular da Seplag aproveitou para pedir a integral dedicação de cada gestor nessa nova modelagem, importante para permitir a integração de quase todas as informações do Estado. Agradeceu o empenho da equipe de TI da Seplag e manifestou sua disposição de defender o empoderamento do grupo que vai trabalhar nessa missão “para que vocês possam chegar nas coordenadorias e alimentar o sistema. Estou pensando até na possibilidade de instituir o agente do MAPP para cobrar essas informações com celeridade e precisão”. Ao finalizar, o secretário citou ainda o governador Camilo Santana, afirmando que “esse é um novo momento da gestão do Ceará”.

O encontro reuniu coordenadores e técnicos das secretarias e vinculadas, que receberam orientações sobre o cadastramento e acompanhamento das entregas no sistema. A abertura da reunião foi feita pelo coordenador especial de Gestão Estratégica do Planejamento e Orçamento da Seplag, Regis Benevides, que em seguida convidou o analista Marcos Vasconcelos, da Coordenadoria de Gestão Financeira e de Projetos, para apresentar a nova versão. Antes de comentar os avanços, ele lembrou que o webmapp foi implantado no ano de 2007 e teve sua segunda versão em 2014. “Constatou-se esse ano a necessidade de introduzir melhorias, já que não dava mais para adiar por estar com a tecnologia ultrapassada”, afirmou Marcos Medeiros.

Ele destacou o apoio recebido dos secretários Mauro Filho e Flávio Jucá para modernização do sistema, bem como a participação da equipe de TI da Seplag. Informou que a nova versão já foi apresentada ao governador Camilo Santana, que manifestou sua satisfação ao constatar que o novo Webmapp lhe proporciona uma visão que não tinha anteriormente, inclusive pelas novas funcionalidades. Além do governador, a apresentação foi feita também aos secretários do Governo.

Conforme Marcos Vasconcelos, o novo webmapp torna-se uma ferramenta mais ágil e rápida, que vai facilitar e dar mais subsídios ao governador nas reuniões que trata do grande universo de projetos. Ele explicou que foram criados dois novos filtros, um de municípios e o outro de operações de crédito. O primeiro pode selecionar os projetos com ações em cada município, enquanto o segundo facilita a localização dos mapps.

Com o novo webmapp 3.0, as secretarias e vinculadas deverão indicar o responsável pela validação do que for cadastrado pela área técnica do órgão ou entidade. Após a validação, a Seplag fará a análise da consistência antes de disponibilizar para o governador. “É preciso ter muito cuidado com essas informações das entregas. O que for validado será disponibilizado para que o governador possa tomar decisões corretas, razão pela qual é preciso garantir que as informações cheguem com veracidade, permitido assim uma melhor decisão”, recomendou Marcos Medeiros.

Durante a apresentação, ele explicou e tirou duvidas sobre criação de entregas, cadastramento e acompanhamento para incluir no webmapp, acrescentando que o novo sistema permite ainda inserir fotos e vídeos. “Assim será possível ver as obras em conclusão para focar nas entregas, podendo fazer a previsão de inauguração”, destacou. Ele salientou ainda a importância do foco nas entregas, benefícios que o Governo entrega à população com recursos via MAPP, pois o Governador vai acompanhar a execução do MAPP pelas entregas.

O novo sistema deve estar com todas as entregas cadastradas no prazo de 20 dias. A Seplag vai ofertar capacitação em três oficinas a serem realizadas no período da tarde, nos próximos dias 11, 12 e 13, na Escola de Gestão Pública (EGPCE), com três horas de duração e 50 participantes por turma.

Ao término da reunião, o coordenador Regis Benevides lembrou o compromisso com o governador de cadastramento no sistema de todos os projetos a partir de 2015 no prazo de 20 dias. “Não são apenas os que estão em andamento ou por iniciar. Devem ser cadastrados também todos aqueles já realizados”, reforçou.

Os avanços tecnológicos e funcionais do WebMapp para a versão 3.0 foram implantados pela equipe de tecnologia da informação da Seplag, sob gerência técnica de Ygor Sampaio e desenvolvimento dos analistas Raphael Dyego e Richard Wagner.