Seplag discute implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União

31 de maio de 2021 - 14:13 # # # # #

Dháfine Mazza/Ascom Seplag

A reunião foi conduzida por técnicos do governo de Santa Catarina, a pedido da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE)

Como parte do processo de implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) nos órgãos e entidades do Poder Executivo do estado do Ceará, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Captação de Recursos e Alianças com Público e Privado (Cocap) e da sua Célula de Convênios e Congêneres (Cecoc), convidou os técnicos da Coordenadoria de Gestão Estratégica (Coges) da Secretaria de Administração do Estado de Santa Catarina, onde a implantação está mais avançada, para compartilharem a sua experiência durante evento realizado de forma remota no último dia 25.

O encontro, conduzido pelos técnicos Wladimir Dalfovo e Luciana Schubert, foi destinado às equipes que compõe o Comitê Gestor de Implantação do MEG-Tr no estado do Ceará e aos técnicos de setoriais e vinculadas convidadas que operacionalizam grandes volumes de recursos por meio da Plataforma +Brasil. A realização do evento contou com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), que disponibilizou a sala virtual e emitirá certificados aos participantes. A Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge) também participou da reunião.

“O objetivo do evento foi conhecer a experiência do estado de Santa Catarina na implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União e verificar a possibilidade de aplicar a metodologia e o ferramental desenvolvido pela Coges nos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, que operacionalizam as transferências da União. Com isso, acredita-se que os órgãos/entidades poderão ter mais facilidade em aplicar o instrumento de Melhoria da Gestão das Transferências da União até o dia 30 de setembro deste ano, conforme determina o Ministério da Economia”, afirma a coordenadora da Cocap, Ticiana Gentil.

Saiba mais

O Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União é formado por sete partes integradas: governança, estratégias e planos, sustentabilidade, capital intelectual, compromisso com as partes interessadas, orientação por processos e geração de valor público. Essas partes interagem sistemicamente para a orientação da adoção de práticas de excelência em gestão, com a finalidade de levar os órgãos e entidades que operam Transferências da União a padrões elevados de desempenho e qualidade em gestão organizacional, por meio da integração e compilação de boas práticas de gestão, do aprimoramento organizacional, do aperfeiçoamento dos fluxos, da maximização dos níveis de eficiência e efetividade e do aumento da capacidade de geração.