Primeira parcela do 13º salário será paga dia 21; injeção de R$ 2,5 bi na economia

1 de junho de 2021 - 14:21 # #

TEXTO: Luiz Pedro Bezerra Neto-Ascom Seplag / FOTO: Carlos Gibaja

Os mais de 130 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do Governo do Ceará já sabem quando vão embolsar a primeira parcela do 13º salário. Será no próximo dia 21, num total de cerca de R$ 500 milhões. O anuncio da antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário foi feito na manhã desta terça-feira, dia 1º, em live do governador Camilo Santana, ao lado da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. “Estamos pagamos hoje a folha referente ao mês de maio, no valor aproximado de R$ 1 bilhão. No dia 21 de junho vamos antecipar a primeira parcela do décimo com praticamente 500 milhões de reais e, no final do mês, mais um bilhão de reais da folha de junho”, informou o governador.

No total, o Governo injeta na economia cearense nos próximos 30 dias um volume de recursos total de R$ 2,5 bilhões para movimentar a economia. “Sempre pagávamos a primeira parcela em julho, mas este ano, por conta da pandemia, estamos fazendo o esforço para pagar em junho. “O que mais precisamos nesse momento é gerar emprego e movimentar a economia do Ceará”, reforçou o governador Camilo Santana.

“Isso vem aquecer a nossa economia no momento desafiador diante de uma pandemia”, salientou o Governador, lembrando as ações que têm sido feita em apoio aos cearenses, principalmente aos mais vulneráveis. Destacou que nos últimos seis anos o Ceará tem sido o campeão nacional em investimentos públicos. “Isso significa gerar capacidade para investir na construção de estradas, hospitais, escolas, além de realizar concursos público. É o resultado de uma boa gestão fiscal”, enfatizou.

Camilo Santana destacou que tem sido um esforço de toda a equipe do Governo, especialmente da Secretaria da Fazenda e da Secretaria do Planejamento. “Quaro agradecer toda dedicação da Sefaz, em garantir os recursos, e do Planejamento, que é quem roda a folha de pagamento. Esse mês terá que rodar duas vezes por conta do pagamento. Em nome do secretário Mauro Filho quero agradecer a todos os servidores da Secretaria do Planejamento do Estado”, manifestou.

O Governador manifestou solidariedade às famílias que perderam seus entes nessa pandemia e enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde que têm se dedicado 24 horas a salvar vidas. Voltou a apelar aos cearenses para evitar aglomerações e não esquecer o uso de máscaras e álcool em gel. “A pandemia vai passar mais ainda estamos vivendo momentos difíceis. Precisamos da colaboração de todos. Só venceremos essa pandemia quando todos estiverem vacinados”, reforçou.

Para a vice-governadora Izolda Cela, o anúncio representa mais uma ação importante do Governo, especialmente nesse momento tão difícil e desafiador que estamos atravessando. “É enxergar, além do obstinado trabalho de salvar vidas, mas vendo também como a pandemia afeta as outras tantas áreas. “O Governo tem feito, sob a liderança do governador Camilo, todo esse esforço para minimizar as situações extremamente difíceis que passam muitas pessoas”, pontuou.

A secretária da Sefaz, Fernanda Pacobahyba, disse que o que está acontecendo é reflexo de um estado que acredita na sinergia positiva. Salientou a posição de liderança do Ceará nos investimentos. “Essa injeção de dinheiro nos investimentos públicos e na folha de pagamento permite manter a sustentabilidade do estado para poder realizar novas obras que vão impactar a vida das pessoas. Isso cria realmente um ambiente transformar”, enfatizou.