Governo fará revisão do Plano Plurianual – PPA 2020-2023 em plataforma virtual

24 de junho de 2021 - 16:52

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), dará início no próximo mês de julho ao processo de revisão do PPA – Plano Plurianual 2020-2023.

Este ano, em razão das medidas adotadas pelo Governo do Estado para enfrentamento da pandemia do Covid-19, dentre elas evitar a realização de eventos que possam gerar aglomeração de pessoas, a revisão do PPA será feita de modo virtual.

No próximo dia 8 de julho será realizado webinar de mobilização da revisão do PPA com a participação do secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Mauro Benevides Filho, do secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba, do secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral, Marconi Lemos, e da assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais (Asemov) da Casa Civil, professora Maria Zelma de Araújo Madeira. O evento será transmitido pelo canal do Governo do Ceará no YouTube, a partir das 10 horas.

O objetivo desse webinar é incentivar os participantes a colaborarem como “mobilizadores sociais” nos seus territórios e organizações coletivas de atuação, visando ampliar a participação do cidadão na etapa de Revisão do PPA 2020-2023 para o biênio 2022-2023. Devem participar representantes dos segmentos sociais das entidades organizadas e instituições governamentais e não governamentais, o(a) cidadão(ã) representando sua localidade e instituições de atuação nas regiões do estado.

Durante a realização do webinar será destacada a importância do planejamento e o propósito da revisão do referido Plano, além de promover reflexões sobre a importância da Democracia Participativa, diálogo virtual, em função dos efeitos gerados pela pandemia Covid-19. Será feita também a apresentação e divulgação da plataforma virtual Ceará Transparente para o acesso e participação do cidadão para a Revisão.

O processo de Revisão do PPA contará com a Participação do Cidadão, a ser realizada em ambiente virtual, onde será possível reformular as diretrizes estabelecidas nas regiões de planejamento para o PPA 2020-2023, bem como priorizar as estratégias regionais para o biênio 2022-2023.

A participação do cidadão se dará no período de 12 a 18 de julho, por meio de um módulo disponibilizado na plataforma eletrônica Ceará Transparente (https://cearatransparente.ce.gov.br/ppa). Nela, o usuário encontrará todas as orientações necessárias para participar da revisão do PPA 2020-2023.

O que é o PPA

O PPA é um instrumento de planejamento responsável por estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo para a administração pública estadual. O Governo do Estado define as diretrizes estratégicas regionais para as 14 regiões de planejamento do estado.

É por meio do PPA que o Governo do Estado busca definir ações estratégicas para garantir o desenvolvimento regional sustentável, além de assegurar a resolução de problemas públicos e o aproveitamento do potencial existente em cada território.

A revisão do PPA ocorre no segundo ano de execução do plano e busca estabelecer as novas prioridades e metas do Governo. É possível também validar as existentes, a partir de possíveis mudanças dos cenários prospectados, reorientando as políticas do Estado para o alcance de resultados.

A participação da população nesse momento é de fundamental importância para redirecionar, conforme a necessidade, as prioridades da região.

Webinar de mobilização da Revisão do PPA

08 de julho de 2021