Ciclo de compras governamentais capacita 255 agentes públicos

13 de agosto de 2021 - 15:44 # # # #

Duzentos e cinquenta e cinco agentes públicos de órgãos e entidades do Governo do Ceará já participaram do ciclo de capacitação de gestores e técnicos da área de compras. A iniciativa é da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Gestão de Compras (Cogec), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

Iniciado em abril último, o ciclo já capacitou seis turmas de um total de treze previstas até o final do ano, com perspectiva de envolver, no total, mais de seiscentos agentes públicos. A próxima turma ocorrerá no período de 23 a 26 de agosto.

Entre as capacitações contempladas, destaca-se o curso Sistemas Corporativos de Compras. O objetivo é fornecer conhecimentos para aquisições mediante a utilização dos sistemas: Catálogo de Bens, Materiais e Serviços; Cadastro de Fornecedores; Gestão de Compras – Licitaweb (planejamento, pesquisa de preços e publicação); Registro de Preços e Cotação Eletrônica, em observância à legislação e as regras de negócio dos referidos sistemas.

O conteúdo programático do curso Sistemas Corporativos de Compras aborda a legislação, as regras de negócio dos sistemas, os tutoriais passo a passo e o Portal de Compras do Estado.

Os cursos têm duração de doze horas e são realizados na modalidade online/ao vivo, por meio da plataforma Google Meet, possibilitando maior abrangência de participantes, economia de recursos, aproveitamento das novas tecnologias de ensino e efetividade da aprendizagem.

As aulas são ministradas pelo coordenador de Gestão de Compras da Seplag, Valdir Augusto, com apoio das técnicas Mayara Silveira e Sylvéria Santana, e suporte pedagógico da EGPCE.