Seplag apresenta Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União às prefeituras

26 de agosto de 2021 - 16:50

As prefeituras de Aracati, Boa Viagem, Fortaleza, Granja, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá e Tianguá participaram da oficina virtual com objetivo de promover a sensibilização para a implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União – MEG nas prefeituras.

Promovido pela Secretaria do Planejamento e Gestão, por meio da Coordenadoria de Captação de Recursos e Alianças com Público e Privado (Cocap), e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o encontro foi realizado na tarde desta terça-feira, dia 25, com a participação de prefeitos, gestores e técnicos municipais, além de dirigentes da Aprece. A iniciativa da Seplag, conforme acordo de cooperação firmado com o Ministério da Economia, por ser o órgão indicado a assessorar na implantação do modelo para municípios com mais de 50 mil habitantes.

Durante a oficina, a coordenadora da Cocap, Ticiana Gentil, com apoio da Orientadora da Célula de Convênios e Congêneres, Letinha Matos, e da assessora técnica Lidyane Cavalcante, fez a apresentação do MEG, destacando os normativos, a metodologia de trabalho, as ferramentas de apoio e as lições aprendidas no processo de implantação do modelo no Estado. O primeiro ciclo de implantação do MEG termina no dia 30 de setembro.

Para Ticiana Gentil, a realização da oficina, juntamente com a Aprece, representa uma excelente oportunidade para que os municípios possam conhecer, além dos normativos e os fundamentos, as dificuldades e os benefícios na implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União. “O modelo deverá ser implantado pelas prefeituras, visando aprimorar a sua gestão e seus processos, focando em resultados para o cidadão”, enfatizou. Ela considera ser extremamente saudável essa aproximação institucional entre estado e municípios com troca de experiências e crescimento mútuo.