Debates do Observatório avançam e são utilizados em aulas na Universidade

31 de agosto de 2021 - 17:06 # # # # # #

Após 17 edições dos webinares do Observatório do Federalismo Brasileiro (OFB), os conteúdos dos temas debatidos vêm sendo utilizados como parte de aulas por professores em universidades. A ideia inicial, lançada em janeiro deste ano, quando foi realizado o primeiro webinar, era discutir os principais temas de interesse do Estado do Ceará. Depois de avanços significativos, com a incorporação de outros temas em edições virtuais, esses conteúdos chegaram às salas de instituições de ensino superior.

A revelação é do professor Maurício Benegas, coordenador técnico do programa Cientista-Chefe em Economia da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que dá apoio ao OBF, vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Ele destaca nessa iniciativa o apoio do secretário da Seplag, Mauro Benevides Filho, e o trabalho liderado pelo secretário executivo Flávio Ataliba, bem como o suporte da equipe gestor do comitê gestor do OFB.

Segundo Flávio Ataliba, o Observatório tem procurado sempre debater grandes temas internacionais e nacionais e, principalmente, ver como essas questões podem impactar no Ceará. Ele salientou a importância que o titular da Seplag tem dado ao trabalho do Observatório. “Desde o início, ele tem apoiado fortemente essa iniciativa, instrumento de construção de ideias e de prospecção de novas propostas que possam ser incorporadas à gestão pública do estado do Ceará”. Conforme Flávio Ataliba, a orientação do titular da pasta é sempre no sentido de buscar qualidade no debate. “A nossa regra de ouro é trazer os melhores para contribuir na melhoria das políticas públicas do Ceará”, acrescentou.

O secretário Mauro Benevides Filho teve participação como debatedor em quatro edições do webinar. A primeira foi com Felipe Salto, diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente. A segunda, com Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica da Secretaria Especial da Fazenda do Ministério da Economia. Em seguida, voltou ao debate para comentar a apresentação de Pérsio Arida, e sua última participação foi no webinar que teve como principal palestrante Bernard Appy.

Economia e conjuntura

Com o crescimento da proposta inicial, a iniciativa passou a comunicar também ideias de conjuntura da economia local e nacional. Na programação, foram abordados e debatidos os desdobramentos do cenário econômico para os próximos anos, incluindo temas como os impactos da pandemia da Covid-19 nos diversos segmentos, tratando não apenas das questões sanitárias e de saúde propriamente ditas, mas também as consequências econômicas e sociais.

Todas as edições do webinar tiveram a presença de renomados especialistas nacionais e até internacionais expondo suas ideias sobre os mais diversos temas. A dinâmica de cada edição começa com a apresentação do tema pelo palestrante, seguida da intervenção dos debatedores convidados, algumas perguntas dos internautas e as conclusões do palestrante e dos debatedores.

Com isso, o webinar do OFB tornou-se uma programação perene entre as várias iniciativas semelhantes da Fundação Getúlio Vargas e outras instituições ligadas à ciência econômica. “O webinar do OFB entrou para a agenda dos programas e iniciativas em âmbito nacional sobre a divulgação de questões ligadas a economia e sociedade”, comemorou Benegas. “Temos como princípio preparar uma agenda de webinares que alterna entre divulgação de trabalhos científicos e palestras de conjuntura”, acrescentou.

O último webinar, realizado no dia 20 de agosto, com o tema “Condição Fiscal dos Municípios Brasileiros e o Enfrentamento da Pandemia”, foi o primeiro voltado para a ideia inicial de divulgar resultados as pesquisas do OFB. O palestrante foi o professor Rafael Barros, que fez exatamente a divulgação de parte da pesquisa que desenvolve sob a supervisão do Programa-Cientista Chefe.

Hoje, a programação prevê uma edição a cada duas semanas, com a emissão de certificado aos inscritos que confirmam participação pelo chat durante a apresentação do webinar, transmitida ao vivo pelo canal da Seplag no YouTube. O número total de visualizações de todas as edições é superior a 8 mil, o que confirma a relevância dos assuntos abordados e seus desdobramentos.

“É um resultado que nos deixa muito satisfeitos, principalmente porque tem sido fonte de debate. Já tenho conhecimento de professores que estão utilizando esses webinares como parte das suas aulas, com alunos assistindo para realizar trabalhos analisando um webinar específico”, enfatizou Benegas. “É a sensação de ter alcançado um objetivo importante que, para além da divulgação do que é o trabalho do OFB, o webinar hoje é também um veículo de divulgação de pesquisa e discussões críticas sobre situações mais conjunturais”, pontuou.

As 17 edições do Webinar do OFB

 

29 de janeiro

Os Efeitos Sociais do Fim do Auxílio Emergencial e as Ações do Governo do Ceará
Palestrantes: Flávio Ataliba, João Mário de França e Daniel Duque

23 de abril

Efeitos da Informalidade na Escolha Ocupacional dos Trabalhadores
Palestrante: Márcio Veras Correa

30 de abril

Efeitos Correlatos da Expansão de Escolas Seletivas no Ceará
Palestrante: Rafael Barros Barbosa

07 de maio

O Desafio Fiscal da União e Estados Brasileiros
Palestrante: Felipe Salto

14 de maio

O cenário econômico pós-pandemia e as condições para a retomada no Brasil e no Ceará
Palestrante: Fernando Veloso

21 de maio

Determinantes do Crescimento Econômico das Cidades do Nordeste
Palestrante: Paulo Matos

28 de maio

O Sistema de Saúde Brasileiro Pós-COVID-19
Palestrante: Mônica Viegas

04 de junho

Crescimento Econômico de Curto e Longo Prazo: Oportunidades e Desafios
Palestrante: Adolfo Sachsida

11 de junho

Incentivos aos Municípios para Melhorar a Aprendizagem Escolar
Palestrante: Victor Hugo

18 de junho

Contratos de Parcerias Público-Privadas em Transporte e Infraestrutura
Palestrante: Rosário Macário

25 de junho

Desafios das Políticas Públicas depois da Epidemia
Pérsio Arida

09 de julho

A Experiência de Avaliação de Políticas Públicas no Ceará
Palestrante: João Mário de França

16 de julho

Os Impactos Econômicos da Reforma Tributária com as Alterações no IR
Palestrante: Bernard Appy

23 de julho

O Hub de Hidrogênio Verde no Ceará
Palestrante: Maia Júnior

30 de julho

A Situação Epidemiológica no CE e a Retomada das Atividades Econômicas
Palestrantes: Magda Almeida e Flávio Ataliba

06 de agosto

O Ambiente de Negócios no Brasil e o Potencial de Atração de Investimentos do Ceará
Palestrante: Cláudio Frischtak

20 de agosto

Condição Fiscal dos Municípios Brasileiros e o Enfrentamento da Pandemia
Palestrante: Rafael Barros Barbosa