Seplag conhece soluções de automação para cadastro de fornecedores

1 de setembro de 2021 - 15:06 # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

O Governo do Ceará é um dos maiores clientes das pequenas e médias empresas (MPEs) do Estado. Somente em 2020, esse segmento representou 19,2% das aquisições realizadas pela administração pública estadual, reflexo das ações que o Governo do Ceará vem realizando para estimular os pequenos negócios nas compras governamentais. Uma dessas ações inclui tornar mais prático e rápido o cadastramento de fornecedores e a emissão do Certificado de Registro Cadastral (CRC). Para isso, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) está conhecendo e discutindo novas soluções tecnológicas focadas em facilitar o cadastro dos fornecedores e elevar a segurança do processo.

“O fornecedor é um parceiro importante do Estado. Ele é um dos atores fundamentais na execução das políticas públicas. Por isso, nós temos que facilitar o processo de cadastro, integrando o nosso sistema com bases confiáveis de informações e, com isso, evitando que o parceiro precise ficar horas digitando dados que, por vezes, podem ser inseridos de forma incorreta. Hoje, o sistema de cadastro de fornecedores do Estado do Ceará funciona bem, mas precisamos sempre aperfeiçoá-lo. Temos que usar a tecnologia ao nosso favor para melhorarmos ainda mais esse processo”, destacou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges, durante reunião realizada nessa terça-feira (31) para tratar sobre o tema.

Atualmente, o fornecedor tem a responsabilidade de comprovar sua regularidade através das certidões negativas de débitos. Essas informações são inseridas de forma manual no sistema e precisam ser conferidas uma a uma, o que leva tempo e pode ocasionar erros. “Queremos melhorar essa etapa do processo. A ideia é que o próprio sistema possa realizar consultas de forma automática em bases da Receita Federal, Sefaz, Sefin etc. e, dessa forma, possa garantir que o fornecedor está com as certidões válidas”, afirmou Ronaldo Borges.

Também participaram da reunião dessa terça-feira o secretário executivo de Gestão da Seplag, Adriano Sarquis, o coordenador da Coordenadoria de Gestão de Compras (Cogec) da Seplag, Valdir Augusto da Silva, o orientador da Célula de Gestão Estratégica de Compras (Cegec), Francisco José Coelho Bezerra, a orientadora da Célula de Gestão dos Sistemas de Compras (CGESC), Verônica Corpe de Mesquita, e o gerente de projetos da Célula de Governança Interna de Tecnologia da Informação e Comunicação, Helder Andrade.