Ceará Conectado levará internet gratuita aos 184 municípios do Estado

16 de setembro de 2021 - 09:59 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | Foto: Carlos Gibaja

Programa será implantado pela Seplag, por meio da Etice, e ampliará em cerca de 60% a rede de fibra óptica do Ceará


Cerimônia de autorização do investimento foi realizada nesta quarta-feira (15) e transmitida por live nas redes sociais do Governo do Ceará e da Seplag. Além do governador Camilo Santana, participaram o secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Benevides Filho, a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, e o presidente da Etice, Lassance de Castro

O Governo do Ceará vai investir cerca de R$ 67 milhões para a implementação do programa Ceará Conectado, por meio do qual a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), através da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), levará internet gratuita para pontos públicos de todos os 184 municípios cearenses. A autorização do investimento foi assinada nesta quarta-feira (15) pelo governador Camilo Santana, pela vice-governadora Izolda Cela, pelo secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Benevides Filho, pelo presidente da Etice, Lassance de Castro, e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão.

“O Ceará já tem a maior rede pública de fibra óptica de todos os estados brasileiros. Com o Ceará Conectado, ampliaremos, até março de 2022, a rede pública de fibra óptica do Ceará em cerca de 60%, chegando a 7 mil quilômetros. Isso trará inúmeros benefícios ao Estado, como a oferta de wi-fi gratuito em pontos públicos dos 184 municípios cearenses, a expansão do programa de videomonitoramento, a inclusão social através da inclusão digital e a facilidade de acesso aos serviços digitais dos órgãos públicos. A expectativa é que os primeiros pontos de wi-fi gratuito sejam inaugurados nos municípios cearenses no próximo mês de outubro”, afirmou o governador Camilo Santana.

O secretário Mauro Benevides Filho classificou a iniciativa como “extraordinária” e destacou que, com o programa, o Ceará terá a maior rede pública de banda larga do Brasil. “Não há nenhum outro estado brasileiro com a dimensão de uma rede de fibra óptica, com características especiais de velocidade, como a que o Ceará possui e ampliará. A gestão do governador Camilo Santana faz um marco fundamental para o processo de desenvolvimento econômico e de inclusão social das pessoas. Importante destacar que só o estado do Ceará tem a capacidade de garantir esse volume de investimento para alcançar o objetivo maior do poder público, que é atender às demandas da população”, disse.

Impacto

O secretário do Planejamento e Gestão do Ceará também ressaltou que o programa Ceará Conectado terá impacto importante em áreas como educação e geração de emprego. “O acesso gratuito à internet de qualidade terá efeitos importantes para o Ceará ao possibilitar que os estudantes tenham mais facilidade no acesso à internet para aprofundarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e realizarem pesquisas, o que é fundamental para a formação dos nossos jovens. Na área de geração de emprego, a fibra óptica, como é de alta velocidade, melhora a qualidade de desenhos e imagens, dando mais competitividade aos produtos e negócios. Além disso, a internet gratuita e de qualidade vai agregar valor às ações dos municípios”, avaliou Mauro Benevides Filho.

O presidente da Etice, Lassance de Castro, destacou que, com a internet gratuita e de qualidade chegando aos municípios, “os prefeitos poderão tratar com a Etice de situações nas quais eles podem melhorar a gestão pública com base em sistemas de informações e em serviços de tecnologia que o município pode adquirir, em parceria com o Governo do Ceará, via Etice”. Na avaliação dele, o Ceará Conectado gera oportunidades “imensuráveis” aos municípios.

A vice-governadora Izolda Cela lembrou que o Ceará Conectado vai “expandir e dar mais efetividade ao Cinturão Digital”, enquanto o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, destacou que “é por meio das políticas pública de uma gestão que se pode transformar a vida das pessoas”.