Condomínio Cambeba debate instalação de energia solar; gasto com energia poderia cair 80%

17 de setembro de 2021 - 16:40 # # #

Ascom Seplag

A instalação de uma usina solar para abastecer com energia elétrica as sedes das secretarias e órgãos que funcionam no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba) foi debatida, na manhã desta sexta-feira (17), durante a reunião do Condomínio Cambeba, gerenciado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Na ocasião, o secretário executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Adão Linhares, apresentou um estudo para a instalação da usina de energia solar no Cambeba, o que acarretaria em uma redução de 80% nos custos do Governo do Ceará com eletricidade para o local, passando de uma despesa anual de aproximadamente R$ 3,6 milhões para cerca de R$ 732 mil. Para colocar o projeto em prática, poderá ser feita uma Parceria Público-Privada (PPP).

“Vamos aprofundar a discussão sobre a instalação da energia solar no Cambeba com a Seinfra e com o Grupo Técnico de Parcerias (GTP). Depois disso, iniciaremos o processo para instalarmos a energia renovável no Condomínio Cambeba, o que trará uma série de benefícios ao Estado, incluindo a economia financeira e a segurança do abastecimento elétrico, sem falar no impacto ambiental”, destacou o secretário executivo de Gestão da Seplag, Adriano Sarquis, acrescentando que se o empreendimento for realizado por meio de PPP, ele poderá começar a sair do papel em aproximadamente um ano.

A reunião contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas que atuaram como representantes da Seplag, Seinfra, Secretaria da Educação, Secretaria da Infraestrutura, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Escola de Gestão Pública (EGP), Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Segurança

O encontro também teve a presença do tenente-coronel Wagner Alves Maia, comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Ele lembrou que os bombeiros seguem o trabalho de isolamento da área do prédio do TJCE, incendiado no último dia 6 de setembro, e mantém uma viatura permanente no Centro Administrativo. O tenente-coronel Wagner também falou sobre a importância de todos os prédios do Centro Administrativos passarem por uma vistoria técnica para a obtenção do Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros.

Novo integrante

A reunião do Condomínio Cambeba desta sexta-feira contou com a participação do novo integrante, o MPCE, que inaugurou sua nova sede no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora na última quinta-feira (16). Com 7.294 m², o novo prédio do MPCE vai abrigar todos os gabinetes dos procuradores de Justiça, órgãos da Administração Superior e unidades administrativas. A inauguração oficial da nova sede contou com a participação de membros e servidores do MPCE e de diversas autoridades, incluindo o secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Benevides Filho.

Próxima reunião

Os integrantes do Condomínio Cambeba terão um mês para aprofundarem os estudos sobre os temas debatidos na reunião e darem continuidade ao andamento de outras iniciativas que visam o aumento da segurança no Centro Administrativo, como a troca da iluminação pública e a elevação das passagens de pedestres.