Seplag amplia programa Ceará Digital com terceiro edge location da Amazon Web Service

23 de setembro de 2021 - 09:25 # # # # # #

TEXTO: Ascom Casa Civil - Ascom Seplag | FOTOS: Carlos Gibaja

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), captou terceiro edge location da Amazon Web Service (AWS), empresa do grupo Amazon. A iniciativa integra o programa Ceará Digital, coordenado pela Seplag com apoio da Empresa Cearense de Tecnologia da Informação (Etice) e do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Presente na solenidade de anúncio do empreendimento, o secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Benevides Filho, lembrou que a Seplag tem atuado de forma consistente para promover a transformação digital do Ceará, coordenando e executando ações de modernização dos serviços públicos, ampliação do acesso à internet para a população, qualificação das pessoas e melhoria do ambiente de negócios.

O anúncio do terceiro edge location da AWS foi feito nessa quarta-feira (22) pelo governador Camilo Santana e pelo gerente-geral da AWS para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe, Jeffrey Kratz. Com a unidade cearense, localizada em Fortaleza, a empresa oferecerá conectividade segura, confiável e de alto desempenho para o resto da rede global da AWS e suporte para serviços, incluindo Amazon CloudFront e AWS Global Accelerator.

A AWS tem um compromisso de longo prazo com o Estado do Ceará e tem trabalhado com organizações governamentais para fornecer os melhores serviços em nuvem para atender às suas demandas mais urgentes. Em novembro de 2020, a AWS e o Governo do Ceará, por meio da Empresa Estadual de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), vinculada à Seplag, firmaram um acordo de colaboração para a criação do primeiro Centro de Competência em Transformação Digital do Brasil.

“Queremos fazer do Ceará o primeiro governo 100% digital do Brasil, e a parceria com a AWS é fundamental para atingirmos este objetivo. O Ceará é o segundo maior ponto de conectividade de cabos de fibra óptica do mundo e temos investido em conectividade para todos os municípios do estado. Fico muito feliz que o nosso estado possa fazer parte da rede global da AWS por meio deste edge location”, afirmou o governador Camilo Santana. Além dele, participaram do encontro com diretores da AWS os secretários Mauro Filho (Planejamento e Gestão), Maia Júnior (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior), Flávio Jucá (Projetos Especiais da Casa Civil) e Lassance de Castro (presidente da Etice).

“Estamos felizes em continuar expandindo nossa presença e investimentos no Brasil em resposta ao feedback dos clientes, trazendo tecnologias de nuvem ainda mais avançadas para clientes em toda a América Latina”, destacou Jeffrey Kratz. “Empresas de todos os tamanhos e em todos os setores, incluindo organizações do setor público e instituições educacionais, poderão desfrutar da baixa latência e das altas taxas de transferência de dados fornecidas pelo novo edge location da AWS no Ceará”.

Mais eficiência

A AWS projeta melhoria de até 18% na latência dos dados entregues por meio do edge location. Ele se integra a outras duas implementações de edge no País e conecta o Brasil à infraestrutura global da AWS, que é projetada e construída para fornecer o ambiente de computação em nuvem mais seguro, confiável e escalável com desempenho de rede de alta qualidade.

O novo edge location da AWS traz um conjunto completo de benefícios fornecidos pelo Amazon CloudFront, um Content Delivery Network (CDN) altamente seguro que acelera a entrega de dados, aplicações de vídeo e APIs para usuários em todo o mundo. Ao armazenar o conteúdo em cache em edge locations no Brasil, os clientes da AWS podem se beneficiar de melhor desempenho, segurança de rede e proteção no nível de aplicação. O Amazon CloudFront também protege dados confidenciais na edge com protocolos, criptografia e certificações de conformidade, que complementam a proteção fornecida por meio da integração com o AWS Shield para defesa contra ataques de negação de serviço (DDoS) e AWS Web Application Firewall (WAF) para fornecer proteção de rede. O Amazon CloudFront se integra aos serviços da AWS, incluindo Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), Elastic Load Balancing e Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) como origem das aplicações. Também há suporte para processamento serverless a ser executado próximo aos usuários finais para personalização com Lambda@Edge.

A iniciativa oferecerá ainda suporte ao AWS Global Accelerator (AGA), um serviço que aperfeiçoa a disponibilidade e o desempenho do tráfego dos usuários finais usando a infraestrutura de rede global da AWS. Quando a Internet está congestionada, as otimizações de roteamento automático do AGA ajudam a manter a perda de pacotes, o jitter e a latência baixos. A experiência do usuário aprimorada e ainda mais segura com o lançamento da infraestrutura local da AWS ajudará empresas e organizações governamentais no Brasil, incluindo setores de educação, mídia e entretenimento, jogos, saúde, finanças e e-commerce a trazer inovação mais rapidamente a seus clientes.

Parceria com o Ceará

Nesta Semana, a AWS esteve na Seplag para participar da reunião do Gabinete de Governança do Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará (CCTD). Na ocasião, a empresa apresentou os programas ofertados em cada eixo, as ações que já foram realizadas e as iniciativas previstas para os próximos meses. No eixo de Capacidades governamentais, foi realizado o GovExcEd, evento que reuniu 151 participantes, entre secretários, secretários executivos e dirigentes de vinculadas; o DigiGov, evento que reuniu 208 participantes, sendo que 109 estão em processo de certificação; e três edições das jornadas digitais, que abordaram os temas Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Ciência de dados e o modelo DevOps – combinação de filosofias culturais, práticas e ferramentas que aumentam a capacidade de uma empresa de distribuir aplicativos e serviços em alta velocidade.

No eixo Empreendedorismo, foram realizados encontros com atores do ecossistema para a apresentação da proposta do CCTD e coleta de opiniões. Também neste eixo, ocorreu, nessa terça-feira (21), um evento exclusivo para edtechs – startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação. No eixo Formação de Pessoas, foram realizadas reuniões para a integração da plataforma do AWS Academy aos programas Desafio Sebrae, Clusters Econômicos de Inovação, C-Jovem e Ensino profissionalizante e novo ensino médio.

No eixo Pesquisa e desenvolvimento, está sendo trabalhado um edital para a concessão de créditos em nuvem. Para os próximos meses, estão previstos novos encontros com atores do mercado, reuniões com startups, eventos com pesquisadores sobre o uso de nuvem, a segunda edição do DigiGov e novas edições das Jornadas Digitais. Além disso, no próximo dia 27 de setembro, terá início um curso profissionalizante para egressos do sistema prisional. Também estão previstos um curso piloto para alunos de escolas profissionalizantes e o lançamento do AWS re-Start para empresários de TI do Estado.

Por meio do novo centro, a AWS está oferecendo os programas AWS Educate e AWS Academy para alunos e professores universitários, bem como colaboração com universidades estaduais para desenvolver e aprimorar a pesquisa acadêmica usando a nuvem da AWS e qualificação governamental em transformação digital. Além disso, a empresa também oferece os programas AWS EdStart e AWS Activate para acelerar startups na região.

Com esse investimento, a infraestrutura global da AWS incluirá mais de 226 pontos de presença (PoP) em 91 cidades em 47 países.

* Com informações da AWS.