Reforma Administrativa na pauta do 119º Fórum do Consad

24 de setembro de 2021 - 08:54 # # # #

Ascom Seplag

O secretário Mauro Benevides Filho, do Planejamento e Gestão, participou da abertura do 119º Fórum Nacional de Secretários de Estado de Administração, realizada na tarde desta quinta-feira (23), em Brasília (DF). Para o titular da Seplag do Ceará, o encontro acontece num momento muito importante para a gestão pública. “Aqui vamos debater e trocar ideias e experiências com gestores de outros entes federados sobre relevantes temas que precisam ser bem avaliados e discutidos”, disse Mauro Benevides Filho. “Tenho certeza que estão ao meu lado nessa mesa as melhores inteligências para pensar e definir novos caminhos para superar os desafios que ainda temos na gestão pública brasileira”, pontuou o secretário da Seplag.

A pauta do evento foi aberta com um debate sobre a construção de um modelo de governança para transição dos governos estaduais e distrital em 2022/23. Em seguida os conselheiros acompanharam a apresentação e discussão de metodologia de diagnóstico para levantamento dos principais desafios da gestão pública dos governos estaduais e distrital para o período 2022 a 2030.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), a programação do fórum prevê para esta sexta-feira (24), último dia do encontro, a elaboração de uma agenda para construção de proposta de reforma administrativa ampla para a modernização da gestão pública nos estados e no Distrito Federal

Os participantes debaterão ainda o programa de capacitação para gestores e líderes estaduais para coordenação e implantação da agenda estratégica dos governos estaduais e distrital. Outros assuntos relevantes para a gestão pública brasileira também estão na pauta com a PEC 173, conhecida como Lei de Socorro aos Estados, que proíbe reajuste nos salários de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste ano, bem como a compensação previdenciária dos militares e o debate sobre a alteração da Portaria MF nº 501 e seus impactos sobre os programas de financiamento para modernização da gestão pública