Seplag realiza ação de conscientização sobre câncer de mama

1 de outubro de 2021 - 15:52 # # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) está engajada na campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, a Seplag promoveu uma ação entre seus servidores e colaboradores, com direito a painel temático e placas divertidas para fotos, decoração cor-de-rosa e mesa com biscoitos e chocolate quente.

Para a assistente técnica da Célula de Gestão do Patrimônio Imobiliário (Copat) da Seplag, Lisieux Teixeira, a iniciativa é importante para alertar mais mulheres sobre a importância do autocuidado. “É muito importante essa divulgação do mês de outubro para que as mulheres se previnam e façam as suas mamografias. Eu sou testemunha disso. E tive, exatamente em um mês de outubro, a iniciativa de fazer meus exames e foi detectado que eu estava com câncer. Como a minha cirurgia foi realizada a tempo, eu tive e tenho a felicidade de hoje estar aqui, viva e curada, contando a história para vocês. Então, mulheres, previnam-se e façam as suas mamografias todos os anos”, orienta.

A ação também foi aprovada pela secretária do Gabinete da Seplag, Ana Cláudia Machado. “É uma ótima iniciativa para prevenção e diagnóstico precoce da doença. É importante incentivar o autoexame e ficar sempre alerta. O autoexame pode salvar vidas”, afirma.

Câncer de mama no Ceará

Conforme dados do Inca, o Ceará registrou no ano passado cerca de 2.510 novos casos de câncer de mama, liderando as estatísticas de neoplasias entre mulheres no Estado. Depois do câncer de mama, os outros cânceres mais comuns entre as mulheres cearenses são o câncer de colo de útero (1.010 casos), traqueia, brônquio e pulmão (620) e cólon e reto (590).

Confira as fotos do evento

Clique aqui para conferir todas as fotos.