PAI celebra 31 anos com homenagens

11 de novembro de 2021 - 16:29 # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), acaba de completar 31 anos de existência e de trabalhos que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos servidores aposentados do Governo do Estado do Ceará. Para marcar a data, o PAI realizou, nesta quinta-feira (11), uma solenidade festiva com homenagens a servidores, professores, voluntários, parceiros e associados.

A lista de homenageados incluiu o secretário executivo de Gestão da Seplag, Adriano Sarquis; a coordenadora de Comunicação da Secretaria, Fernanda Teles; o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), Luís Edson Correa Sales (parceiro do ano); a servidora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Jacqueline Assunção de Lima Braga (voluntária do ano); a professora da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai), Elenita de Oliveira Figueiredo (professora do ano); a servidora da Copai, Marilene Gomes Farias (servidor do ano); a as servidoras da Copai aposentadas em 2020/2021, Erotides Diniz Meireles e Simone Simões Scipião. Também foram homenageados todos os associados que completaram 90 anos em 2021. Além das homenagens, a solenidade, realizada na sede do PAI (Rua Oswaldo Cruz, 2366), teve bolo e parabéns pelos 31 anos do Programa.

“Não celebramos somente os 31 anos do PAI, mas também o reconhecimento da qualidade com que esse tempo foi vivido no PAI, que é um lugar de vida, de conhecer pessoas e de fazer amizades facilmente. Este dia para mim, como coordenadora, é muito especial, pois conseguimos homenagear os amigos, os servidores, os voluntários que, ao longo do ano, estiveram conosco nessa jornada. A escolha de cada homenageado foi feita criteriosamente. Não podemos esquecer também os nossos decanos, os aposentados que completaram 90 anos neste ano. Deixo o nosso agradecimento aos dirigentes da Seplag e a todos os coordenadores pelo apoio. Também quero deixar registrado o nosso agradecimento ao nosso governador Camilo Santana por esse lindo programa que é o PAI”, afirmou a coordenadora da Copai, Guirlanda Ponte.

Saiba mais

Conforme a coordenadora, anualmente, o PAI realiza cerca de 30 mil atendimentos a aposentados de 60 a 94 anos, considerando todas as atividades realizadas pelo Programa, que são pensadas considerando os quatro pilares do envelhecimento ativo: saúde, aprendizagem ao longo da vida, participação e segurança/proteção. “As ações são subdivididas pedagogicamente em áreas que compõem a dimensão biopsicossocial do ser humano, contribuindo para sua qualidade de vida com foco na socialização e cidadania”, explica Guirlanda Ponte.

Com a pandemia de covid-19 e as limitações para a realização de ações presenciais, o PAI também se reinventou e ampliou suas possibilidades, oferecendo programações por meio de aplicativos de internet e dando a oportunidade de participação para os aposentados impossibilitados de comparecerem às atividades presenciais.