Seplag e TCU alinham ações para a elaboração do diagnóstico de transformação digital do Ceará

22 de novembro de 2021 - 15:44 # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes/Dháfine Mazza

O Tribunal de Contas da União (TCU), em conjunto com as administrações estaduais e municipais, está realizando um trabalho de diagnóstico sobre a realidade da transformação digital nos estados e nas capitais brasileiras. O assunto foi abordado em reunião realizada, na última sexta-feira (19), entre a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), que coordena o Programa Ceará Mais Digital, e o TCU.

De acordo com o secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges, o TCU já realizou o acompanhamento sobre a governança das estratégias de transformação digital da administração pública federal e, agora, auxiliará o Estado do Ceará nessa tarefa. Até a próxima sexta-feira (26), o Estado deverá responder a uma pesquisa aplicada pelo TCU com questões sobre temas como legislação para transformação digital, governança digital, portal de serviços, base de dados de serviços públicos digitais, recursos para transformação digital, Rede Gov.br, oferta de serviços digitais e ferramenta digital para solicitação de atendimento/acompanhamento de serviços, dentre outros.

“O diagnóstico que será realizado pelo TCU é uma etapa importante do processo de transformação digital do Governo do Ceará, que registrou avanços muito relevantes neste ano, a partir do início da implantação do Sistema Único Integrado de Tramitação de Processos (SUITE). A expectativa é que, até o fim de 2022, todos os 64 órgãos do Governo do Ceará já estejam utilizando o SUITE, sistema do qual eu tenho muito orgulho de falar e que já é uma referência nacional”, destaca o secretário executivo Ronaldo Borges, acrescentando que outros estados brasileiros já mostraram interesse no SUITE.

A metodologia do TCU no diagnóstico de transformação digital da administração pública foi apresentada pela secretária do TCU no Estado do Ceará, Vanessa Lopes de Lima. Além do secretário Ronaldo Borges, também participaram da reunião a coordenadora de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Seplag, Lícia Viana, o coordenador de TIC da Seplag, Alcides Guerra, e a secretária de Tecnologia da Informação (TI) do Ministério Público do Ceará, Evelise Braga.