Técnicos do BID e do Governo do Ceará tratam sobre operação de crédito para o Programa Ceará Mais Digital

24 de novembro de 2021 - 13:42 # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia, o empréstimo de US$ 31 milhões para o Programa Ceará Mais Digital que será concedido ao Estado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi um dos pontos abordados durante a missão de três dias realizada, na última semana, entre técnicos da instituição financeira, da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da Ouvidoria e Controladoria Geral do Estado do Ceará (CGE), da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

Ao longo da missão, foram discutidas questões como o cronograma da operação de crédito, o custo total do Programa e a validação dos componentes, produtos e custeio do Ceará Mais Digital, dentre outros temas. “O empréstimo com o BID consiste em importante fonte de recursos para viabilizar a Transformação Digital no Estado do Ceará. Por isso, a missão foi importante para planejarmos com assertividade todos os aspectos envolvidos na operação de crédito e no Programa Ceará Mais Digital. A ideia é buscarmos uma execução que promova os resultados esperados com excelência”, destacou o secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges.

“A missão foi uma oportunidade para revisarmos passos, requisitos e cronograma da preparação do documento de programa BID, sua aprovação e começo da execução; validarmos componentes, atividades a financiar, custeio e, especialmente, definirmos o produto do centro de inovação governamental; validarmos a matriz de resultados, análise econômica, avaliação, contribuições para equidade de gênero e financiamento climático; definirmos temas institucionais, fiduciários e jurídicos; e definirmos em maior detalhe o papel da Etice. Todos os objetivos da missão foram atingidos”, reforçou a coordenadora da Coget, Lícia Viana.