Livro “O destino dos estados brasileiros” será lançado nesta terça (30)

29 de novembro de 2021 - 16:42 # # # #

Ascom Seplag

As estratégias e políticas adotadas pelo Governo do Ceará ao longo das últimas três décadas que garantiram ao Estado o avanço no crescimento econômico, no equilíbrio fiscal e orçamentário e na redução persistente das desigualdades são abordadas em um capítulo do livro “O destino dos estados brasileiros – Liderança, responsabilidade fiscal e políticas públicas”, que será lançado nesta terça-feira (30), às 10h30, durante o XVII Encontro de Economia do Ceará em Debate. O evento será transmitido pelo canal do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) no YouTube (www.youtube.com/ipececeara) e terá a participação do economista Fabio Giambiagi, que atua no Departamento Econômico do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e do economista e assessor econômico da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Guilherme Tinoco, organizadores do livro.

Na ocasião, também será abordado o capítulo especial “As transformações na gestão pública do Ceará nos últimos 35 anos”, escrito pelo deputado federal Mauro Benevides Filho, pelo secretário do Planejamento e Gestão do Ceará (respondendo), Flávio Ataliba, e pelo pesquisador do Observatório do Federalismo Brasileiro, vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Carlos Manso. A apresentação do capítulo terá a moderação do diretor geral do Ipece, João Mário de França. “Esse capítulo mostra que o planejamento de longo prazo do Estado deve seguir contemplando a exitosa interação entre as políticas progressivas e a gestão fiscal, marcada pela solidez e pela capacidade de investimento, apenas possível devido a um rigoroso controle das contas públicas. Não é à toa que, atualmente, o Ceará é referência nacional em áreas como educação, saúde, equilíbrio fiscal e investimento público. Hoje, o Ceará é o estado brasileiro que mais realiza investimentos públicos em relação à sua receita corrente líquida”, afirma Mauro Benevides Filho.

O secretário Flávio Ataliba cita como um dos resultados do êxito dessa interação o ótimo desempenho obtido na área da saúde, com a construção de hospitais para atendimentos de alta complexidade em todas as regiões do Estado, além de um efetivo combate à pandemia do covid-19. Ele também ressalta que o estudo identifica o déficit previdenciário como maior risco à solidez fiscal alcançada pelo Ceará. “Para evitar a inviabilidade financeira, diversas ações foram desenvolvidas, como a instituição da previdência complementar, além de ajustes para atendimento à recente reforma da previdência do governo federal. Ações nesse sentido de controlar o déficit previdenciário devem seguir como prioritárias para a estratégia econômica dos próximos anos”, diz.

Desafio

Para o economista e pesquisador do OFB Carlos Manso, outro grande desafio do Ceará é seguir avançando na redução das desigualdades socioeconômicas. “Sabemos que o Ceará é, ainda, um estado de renda baixa, com níveis elevados de pobreza e desigualdade. Mudar esse quadro de vulnerabilidade social é o grande desafio. Para isso, necessitamos promover a geração de empregos, elevando a produtividade e reduzindo a informalidade no mercado de trabalho, além de ampliar a integração de nossa economia com as cadeias globais de produção e consumo”, diz.

Expectativas ‘excelentes’

Apesar do cenário desafiador, o pesquisador destaca que as expectativas para os próximos anos são “excelentes”, uma vez que o Ceará conta com importantes diferenciais competitivos, como a solidez da gestão fiscal, o avanço da inteligência em toda a estrutura de Governo, a segurança hídrica e investimentos em áreas estratégicas, como os hubs aéreo, portuário e tecnológico e de hidrogênio verde e os complexos de saúde em Porangabussu e no Eusébio.

“Também são esperados ganhos de produtividade decorrentes dos avanços educacionais que experimentamos nos últimos anos e ampliação das chances de uma interrupção geracional da pobreza através dos destacados investimentos na primeira infância”, acrescenta Carlos Manso.
XVII Encontro de Economia do Ceará em Debate
30 de novembro de 2021
Inscrições: https://forms.gle/Sg59qhPGP6M9eJ1N7
Acesso à sala virtual: https://meet.google.com/hga-rxvr-ase