PIB cearense cresce 4,78% no 3º trimestre; resultado supera índice do Brasil

16 de dezembro de 2021 - 15:38 # # #

Ascom Ipece

Impulsionado pelos segmentos Indústria e Serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) cearense fechou com crescimento de 4,78% no terceiro trimestre de 2021 em relação a igual período do ano passado. Com relação ao trimestre imediatamente anterior (2º trimestre/2021), o índice ficou em 3,25%. O acumulado no ano atingiu 7,81% e em 12 meses 5,58%. Os quatros resultados do Ceará superaram os do Brasil, respectivamente, 4,0%, -0,1%, 5,7% e 3,9%. Os números constam do trabalho PIB Trimestral do Ceará – 3º Trimestre de 2021 (Dezembro), que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

Mas, as boas notícias relacionadas ao PIB estão, inclusive, para as previsões de fechamento do índice, tanto para este ano, bem como para 2022. Os analistas de políticas públicas do Ipece esperam crescimento de 6,24% para a economia cearense em 2021, número que, se confirmado, é maior que o previsto para o Brasil, de 4,65% (Boletim Focus do Banco Central do último dia 10). De acordo com o documento do Ipece, a “previsão para o Ceará se mantém acima do projetado para economia brasileira, cuja taxa é de 4,65%, que é inferior a taxa registrada em setembro, de 5,04%”. Já para 2022, a previsão do PIB estadual é de 1,25%, também maior que a nacional, de 0,5%.

O resultado da economia cearense no terceiro trimestre de 2021, em relação a igual trimestre de 2020, é consequência principalmente do forte crescimento do setor industrial (juntamente com serviços e agropecuária compõem o PIB), que atingiu 8,45%, superando em muito o desempenho nacional, de 1,3%. Já o segmento Serviços cearense, no mesmo período, cresceu 5,33%, ligeiramente abaixo do nacional, de 5,8%. A agropecuária (que tem menor peso no cálculo do PIB) passou por declínio de -9,07% no terceiro trimestre, um pouco menor que o nacional, de -9,0%. Comparando o terceiro trimestre com o segundo trimestre de 2021, o Ceará apesentou os seguintes números: Indústria, com 5,04%; Serviços com 1,34%, e Agropecuária com -2,15%, contra, respectivamente, -0,2%, 0,7% e -2,8% do Brasil.

Das quatro atividades do setor industrial (8,45%), o melhor desempenho no terceiro trimestre de 2021, em relação a igual período de 2020, ficou como segmento de Eletricidade, Gás e Água, com 48,96%; seguido pela Construção Civil, com 6,49%; transformação caiu -4,16% e Extrativa Mineral -18,65%. Já no segmento Serviços, dos seis setores/atividades, o de Transporte registrou maior índice, com 14,20%, seguido por Administração Pública, com 8,43%; Intermediação financeira, com 4,66%; Outros serviços, com 3,02%; Alojamento e alimentação, com 1,85%, e Comércio, com 1,10%. Os números da economia cearense foram apresentados pelo analista de Políticas Públicas do Ipece Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe que elaborou o PIB, formada pelos também analistas Witalo Paiva e Alexsandre Lira e os assessores técnicos Cristina Lima e José Freire Júnior, todos da Diretoria e Estudos Econômicos (Diec) do Ipece.

ÍNDICE

O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

CONJUNTURA

O Ipece, por ocasião do anúncio do PIB do 3º Trimestre de 2021, lançou mais uma edição (Volume 10 – número 03) do Boletim da Conjuntura Cearense. O documento apresenta análises do cenário econômico internacional e nacional, os quais servem de parâmetros para reflexão sobre o desempenho da atividade econômica do Ceará. A publicação tem como objetivo atender a demanda do setor público e privado por informações de curto prazo da economia cearense. O trabalho contempla uma série de seções envolvendo indicadores que traduzem o dinamismo conjuntural da economia cearense a partir das três grandes atividades: agropecuária, indústria e serviços. No caso dos serviços, sua análise comporta a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) e o comércio varejista (comum e ampliado). O Mercado de Trabalho tem como base a PNAD contínua do IBGE e a evolução do emprego formal a partir dos dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Comércio Exterior e Finanças Públicas são outras duas seções que analisam os referidos temas.