Secretário executivo da Seplag é nomeado membro da Academia Cearense de Economia

16 de fevereiro de 2022 - 15:22 # # # #

Dennis Moraes - Ascom Seplag

O secretário executivo de Gestão da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Adriano Sarquis, foi nomeado, nessa terça-feira (15), como um dos acadêmicos da Academia Cearense de Economia, que acaba de ser instalada no Estado. A solenidade de posse dos membros da Academia ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), com consagrados economistas. “Foi com muita honra que eu aceitei participar. Para mim, é uma satisfação muito grande”, disse o secretário executivo da Seplag.

Segundo Adriano Sarquis, a iniciativa de implantar a Academia Cearense de Economia foi bastante inovadora. “Parabenizo aos idealizadores dessa iniciativa, particularmente, aos professores Gonzaga Mota, Pedro Sisnando Leite, professor Raimundo Padilha e ao Lauro Chaves, por terem provocado e estimulado todos os participantes para a criação dessa Academia Cearense de Economia”, falou.

Ele ainda destacou que os escolhidos para fazerem parte do grupo são pessoas de renome na área econômica. “É importante dizer que os membros da academia deram contribuições intelectuais para o desenvolvimento do Estado. Fizeram história, são conhecidos pela honestidade e pela ética, que são valores importantes. Essa Academia está sendo formada, preliminarmente, com esse colegiado de pessoas de destaque, com nomes que são valorizados pelo papel que eles tiveram para a sociedade cearense”, afirmou.

Fórum de debates

O presidente da academia, Lauro Chaves, disse que o colegiado vem se instalar no Estado do Ceará como um fórum de debates dos temas econômicos de maior relevância, buscando contribuir e refletir sobre as grandes questões da economia, o desenvolvimento do Estado e as questões da economia empresarial. “Entre os membros da Academia, existe uma multiplicidade de talentos de diversas áreas. Então, a Academia Cearense de Economia estará sempre próxima das universidades, do setor produtivo e do Governo do Ceará. E, assim, contribuir para colocar, cada vez mais, a economia a serviço da sociedade”, explicou

Para a economista Mônica Clark, a Academia Cearense de Economia pode ser um referência na área, ao aliar conhecimentos técnicos e experiências práticas. “Pode trazer artigos, debates, promoção de eventos técnicos para discutir, não só a economia local, mas o que se passa a nível internacional, aprendizados e históricos de experiências. Eu digo que é uma referência de produção de saber”, disse.

Espaço para a Academia

O ex-governador do Estado do Ceará, Lúcio Alcântara, que esteve presente na solenidade, ofereceu as instalações da Academia Cearense de Letras para que a Academia Cearense de Economia funcione até que tenha sua própria sede. “Nós temos espaço. Então, poderão utilizar no momento e na ocasião que desejarem”, declarou.

Integrantes

Confira a relação dos integrantes da Academia Cearense de Economia: Adriano Sarquis Bezerra de Menezes, Alci Porto, Célio Fernando Bezerra, Henrique Marinho, Jair do Amaral Filho, José Maria Porto Magalhães Sobrinho, Lauro Chaves Neto, Luis Eduardo Fontenelle Barros, Gonzaga Mota, Mônica, Alves Amorim, Monica Clark Nunes Cavalcante, Paulo Roberto Pinto, Pedro Jorge Ramos Viana, Pedro Sisnando Leite, Raimundo Padilha, Ricardo Coimbra, Ricardo Eleutério, Sérgio Silveira Melo e Silvana Parente.