Ato ecumênico encerra mês de homenagem às mulheres

1 de abril de 2022 - 16:13 # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Homenagem, gratidão e reconhecimento marcaram o ato ecumênico que encerrou, nessa quinta-feira (31), a programação especial do Mês da Mulher na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE). A solenidade, organizada em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), ocorreu no auditório da Seplag e foi conduzida pelo padre Francisco Duarte de Medeiros e pelo pastor Abraão Lucas, com apresentação musical da cantora Roberta Fiúza.

Durante suas pregações, os religiosos exaltaram o papel da mulher na sociedade e lembraram exemplos de mulheres de coragem, humildade e inteligência citadas na Bíblia, como Maria, Ester, Débora, Rute e Míriam. “A mulher consegue desarmar o coração de qualquer pessoa petulante que esteja na frente dela, e não para benefício próprio, mas para beneficiar outros. Essa é uma bela característica de toda mulher. A mulher não pensa apenas em si. Ela sempre está pensando no bem daqueles que estão dependentes dela. Deus concedeu às mulheres características que o mundo tanto precisa: coragem, determinação, sensibilidade e caridade”, ressaltou o padre Francisco Duarte, que encerrou seu sermão lembrando que a humanidade tem muito a aprender com as mulheres. “Devemos ser luz. Peço a vocês, mulheres, que nos ensinem a ser luz do mundo. É do útero, do colo, dos braços de vocês, que a humanidade pode se tornar um lugar melhor”, concluiu.

O pastor Abraão Lucas corroborou a mensagem passada pelo padre e lembrou que as mulheres possuem uma trajetória de luta por equidade e reconhecimento, citando exemplos bíblicos de mulheres que também mostraram coragem e determinação na busca de direitos e valorização. “As mulheres começaram na sua trajetória de vida quebrando paradigmas. Se olharmos pelo retrovisor, olharemos uma sociedade puramente machista em que as mulheres, além da luta normativa, precisavam de uma luta maior para impor seus direitos e valores. Se formos atrás na nossa própria nação, o Brasil, as mulheres não tinham direito ao trabalho, a votar e nem sequer eram contadas nos censos. Isso trazia um desequilíbrio para a nossa estrutura sociológica”, disse.

Após o sermão dos religiosos, os secretários executivos Adriano Sarquis (Gestão) e Sandra de Gomes Matos (Planejamento e  Gestão Interna) renderam homenagens às mulheres e agradeceram a todas que, diariamente, dedicam as suas vidas para a construção de um Ceará mais desenvolvido. “Nós, mulheres, somos incríveis, mas, muitas vezes, nós mesmas não conseguimos reconhecer isso. Então, não se esqueçam, nós somos incríveis. Somos mães, filhas, amigas e profissionais incríveis”, destacou a secretária Sandra Gomes de Matos. “Nossa gratidão e reconhecimento a vocês, mulheres, que reúnem as características ressaltadas pelos religiosos – coragem, determinação, humildade e inteligência – e nos ajudam a construir uma sociedade melhor. Aprendemos sistematicamente com todas vocês”, acrescentou o secretário Adriano Sarquis.

Programação festiva

Ao longo do mês de março, a Seplag-CE realizou uma série de ações para homenagear suas servidoras e colaboradoras, incluindo a distribuição de mimos e de cartão comemorativo, apresentação cultural e realização de oficina de automaquiagem, dentre outras. As ações contaram com a participação ativa do secretário do Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges, e dos secretários executivos Adriano Sarquis (Gestão), Flávio Ataliba (Planejamento e Orçamento) e Sandra Gomes de Matos, além do apoio da diretora da EGPCE, Priscilla Dias Marreiras.