Seplag participa do projeto C-Jovem

19 de abril de 2022 - 11:38 # # #

Ascom Seplag | Tatiana Fortes - Fotos

O secretário do planejamento e Gestão do Ceará, Ronaldo Borges, participou do lançamento do Projeto C-Jovem, realizado pelo Governo do Ceará nessa segunda-feira (18). A iniciativa alcançará todo o estado, com meta de capacitação de 100 mil estudantes em até cinco anos no desenvolvimento de tecnologias, como infraestrutura 5G, desenvolvimento android e nuvem. O evento teve a participação da governadora Izolda Cela, de dirigentes das secretarias estaduais envolvidas, de representantes de instituições de ensino superior cearenses, de empresas parceiras neste projeto, e de lideranças políticas.

“O Governo do Estado está construindo um Ceará mais justo e melhor para o povo cearense. O C-Jovem vem para nos ajudar na transformação digital que estamos promovendo, capacitando os jovens para o mercado de trabalho e desenvolvendo o Estado”, ressaltou o secretário durante o evento. Ainda de acordo com Ronaldo Borges, para viabilizar a capacitação dos estudantes, todas as empresas parceiras contarão com a infraestrutura física e técnica do cinturão digital, implantado pela Etice.

A ação, de caráter multi-institucional, nasce diante da necessidade de profissionais para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil e também frente aos entendimentos com o setor para o desenvolvimento do Ceará. É fruto de uma proposta conjunta do Governo do Ceará, por meio das Secretarias Planejamento e Gestão (Seplag), da Educação (Seduc); do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet); e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), por intermédio da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ceará (Etice). Neste primeiro momento, participam as Instituições de Ensino Superior (IES): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal do Ceará (UFC). São parcerias as empresas Amazon Web Services (AWS), DELL, Huawei, Google e Oracle.Também participam Sebrae/CE, Federação das Indústrias do Ceará (FIEC/Senai), Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio/Senac), Instituto Iracema Digital e Instituto Atlântico.

O projeto-piloto que inicia a implantação do C-Jovem na rede pública estadual de ensino capacitou mais de 200 professores, que agora repassam conhecimentos a 4.358 alunos dos cursos técnicos em rede de computadores e em informática de 109 escolas estaduais de educação profissional. “A partir do segundo semestre deste ano avançaremos de acordo com as avaliações, com os alunos sendo preparados para o mercado de trabalho, e com um certificado internacional”, informou a secretária da Educação, Eliana Estrela.