Programa Cientista-Chefe realizou mais de 100 pesquisas para subsidiar políticas públicas

31 de maio de 2022 - 17:28 # # # #

Ascom Seplag

Pesquisas na área socioeconômica realizadas no âmbito do Programa foram apresentadas durante o I Encontro de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social

A colaboração entre ciência e governo para a elaboração de políticas públicas eficazes tem se mostrado exitosa no Ceará, onde, por meio do Programa Cientista-Chefe, o Estado investiu, nos últimos quatro anos, em mais de 100 pesquisas que têm contribuído para gerar mais qualidade de vida para os cearenses. Os números foram apresentados durante o I Encontro de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, evento realizado, nessa segunda-feira (30), pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Na ocasião, pesquisadores e representantes do Governo do Ceará apresentaram os principais resultados dos trabalhos realizados nas áreas de Economia, Proteção Social, Transformação Digital e Educação. “O Programa Cientista-Chefe tem como um dos seus objetivos gerar conhecimento para que sirva de subsídio para o desenvolvimento das políticas públicas. Assim, eventos como este são importantes para apresentarmos à sociedade os resultados das pesquisas realizadas, o conhecimento e os produtos gerados pelo Programa Cientista-Chefe”, destacou o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Ronaldo Borges. “A partir das pesquisas, podemos transformar as evidências obtidas em políticas públicas para resolvermos ou atenuarmos várias questões sociais no Estado”, completou o secretário executivo do Planejamento e Orçamento da Seplag e cientista-chefe em Economia, Flávio Ataliba.

Conforme o diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares, atualmente, o Estado conta com 19 cientistas-chefes em 19 órgãos do governo, além de mais de 1.000 bolsistas e 300 doutores trabalhando para a administração pública. “A relação entre academia e poder público sempre existiu, mas nunca houve uma engenharia funcional tão eficiente como essa que foi criada no âmbito do Programa Cientista-Chefe. É um orgulho para a Funcap, um orgulho para a academia, e uma maneira de o governo tirar bom proveito dessas cabeças e do seu corpo técnico. Os projetos que contam com o envolvimento técnico das secretarias são os que têm maior êxito. Essa aproximação entre academia e poder público e esse incentivo para os grupos de pesquisa tornam o Programa Cientista-Chefe diferente de todas as iniciativas anteriores de aproximação entre universidades e governo”, afirmou.

A cientista-chefe de Proteção Social e professora associada do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado, também ressaltou o aspecto inovador do Programa Cientista-Chefe e o impacto que as pesquisas realizadas têm para as famílias mais vulneráveis. Para ela, é necessária a integração entre universidade e gestão pública, uma vez que as pesquisas científicas apontam para a construção e o aperfeiçoamento de políticas públicas.

“No período do distanciamento social, essas equipes de pesquisadores construíram várias análises de resultados que precisam ser conhecidas pela sociedade. Muitos desses resultados foram comunicados de forma imediata à gestão pública. Muitas das decisões que foram tomadas foram baseadas nessas análises que foram desenvolvidas. Que esse momento promovido por este evento seja de um reconhecimento das atividades que o Programa vem desenvolvendo e que esses resultados sejam publicizados e trabalhados por muitos professores da academia. Existem muitos bancos de dados que merecem ser explorados. Um orgulho muito grande de estar construindo esse momento histórico, onde a academia e a gestão pública estão de mãos dadas”, disse a professora Márcia Machado.

Parceria para a transformação digital

O cientista-chefe em Transformação Digital e professor associado do Departamento de Computação da UFC, José Macedo, ressaltou a parceria da Seplag e do secretário Ronaldo Borges no desenvolvimento das pesquisas na área.

“É um Programa que tem muitos resultados importantes. Gostaria de ressaltar e enaltecer a parceria do secretário Ronaldo Borges, que participou desses projetos. Os resultados relacionados com plataforma Big Data Social, que está sendo desenvolvida em parceria com a professora Márcia Machado, têm uma relevância importante nos trabalhos que foram realizados com a Seplag, que é responsável, dentro do Estado, pelo Programa de Transformação Digital. Agradeço à Seplag pelo apoio nesse processo”, disse.

Apresentações

O vídeo completo do I Encontro de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, com todas as apresentações dos trabalhos, está disponível no canal da Seplag no YouTube. Clique aqui para assistir.