Seplag participa de congresso sobre institucionalização da ouvidoria brasileira

25 de novembro de 2022 - 15:59 # # # #

Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi), participou do XXV Congresso Brasileiro de Ouvidoria entre os dias 9 e 11 de novembro. O encontro, que teve como tema “A institucionalização da ouvidoria brasileira: conquistas e desafios”, ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com mais 300 ouvidores dos 22 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Para o ouvidor da Seplag, Jares Freire, o momento foi muito proveitoso para expansão do conhecimento dos profissionais com técnicos renomados. “Nos foram apresentados novos desafios e novas visões a respeito da área. Vale ressaltar que a questão da empatia foi bastante debatida. Gosto de dizer que nós, ouvidores, temos sempre que estar em busca de entender o lado do cidadão. Isso é ter compromisso com a sociedade”, enfatizou.

Marcos regulatórios, compromisso com a dignidade humana, valor deste instrumento de cidadania na visão do gestor e construção da experiência do cliente foram alguns dos temas debatidos no evento. Ainda foram realizadas oficinas sobre diversidade e inclusão, MBA em Ouvidoria Pública, comunicação assertiva, saúde mental em tempos de pandemia, dentre outras.

No evento, além de oportunidade de networking entre os profissionais da área, houve o lançamento da 5º edição da revista científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), com 13 artigos de estudos sobre a atuação das ouvidorias em instituições no país. A presidente da ABO, Adriana Alvim, disse que reconhece o valor da produção científica e do estímulo à pesquisa. “A revista é uma forma de contribuição para que a área alcance patamares de excelência”, destacou.