Secretário do Planejamento participa de leilão do COMARES

16 de dezembro de 2022 - 15:46 # # #

Ascom Seplag

O secretário do Planejamento e Gestão e coordenador do Conselho Gestor de Parceria Público-Privada, Ronaldo Borges, representou na tarde desta quinta-feira (15) a governadora Izolda Cela no leilão para concessão dos serviços de manejo de resíduos sólidos do COMARES (Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri). O COMARES é formado por 10 municípios localizados no sul do estado do Ceará e é presidido pelo prefeito do Crato, José Ailton de Sousa Brasil.

A iniciativa contempla a prestação dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos, incluindo as atividades de transbordo, transporte, tratamento e destinação ambientalmente adequada dos resíduos. O projeto beneficia uma população total de 353 mil habitantes e promoverá a eliminação de lixões e a redução, a reciclagem, o tratamento e a disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos das cidades beneficiadas.A Aegea Saneamento e Participações foi a vencedora do leilão. A companhia vai investir, no prazo de R$ 30 anos, R$ 810 milhões. A previsão é que mais de 350 mil pessoas sejam beneficiadas com as ações em 9 municípios. O projeto, que foi estruturado pela Caixa, com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada, prevê a implantação, operação e manutenção da Central de Tratamento de Resíduos, das Estações de Transferência de Resíduos, de nove galpões de triagem manual de materiais recicláveis e de outras nove unidades de tratamento de resíduos orgânicos nas Centrais Municipais de Resíduos.Os municípios que fazem parte do consórcio são Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Durante o leilão, o secretário do Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges, destacou que o estado do Ceará vem realizando diversos investimentos em saneamento básico, incluindo a área de manejo de resíduos sólidos.“Isso traz impactos diretos no meio ambiente, na saúde pública e na geração de emprego e renda. É por isso que nós também acreditamos na parceria público-privada como forma de garantir maior eficiência e qualidade nos serviços”, apontou Borges.Participaram também do leilão, o secretário das Cidades, Marcos Cals, o secretário executivo de Saneamento das Cidades, Weber Araújo, o diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos, Manoel Renato Machado Filho e a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé de Oliveira.