Seplag realiza reunião de abertura do PPA 2024-2027 com rede de planejamento

5 de abril de 2023 - 14:40 # # #

Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) realizou, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão para Resultados (CPGER), na tarde desta terça-feira (04/04), a Reunião de Abertura do PPA 2024-2027. Participaram do encontro, realizado no auditório da Secretaria, os técnicos da rede de planejamento e orçamento dos órgãos/entidades da administração pública estadual.

Naiana Corrêa, secretária Executiva de Planejamento e Orçamento, realizou a abertura da reunião e destacou a importância do PPA. “É um instrumento essencial, exigido pela Constituição, onde vamos definir os rumos do Estado para os próximos quatro anos”, ressaltou. A gestora pontuou ainda que outros momentos de sensibilização serão realizados com os secretários das pastas e o governador.Durante a reunião, que marcou a abertura do processo de construção do PPA, foram apresentados aos participantes informações gerais sobre o Plano Plurianual; as alterações realizadas para o aperfeiçoamento do processo, incluindo a participação cidadã por meio digital; a metodologia para formulação, que contempla o Plano de Governo, o Plano Estadual de Longo Prazo, os ODS da Agenda 2030, as Agendas Estratégicas Setoriais e as Diretrizes Regionais; o cronograma de atividades, com destaque para as etapas que serão executadas; entre outras informações.

Durante a reunião, a Coordenadora de Planejamento e Gestão para Resultados, Lara Costa, destacou a necessidade da participação de todos. “Tudo que o Estado oferta para a sociedade deve estar declarado no PPA, por isso é importante o alinhamento com todos. Vamos precisar de toda energia e dedicação dos técnicos dos órgãos e entidades estaduais para que o planejamento e a execução sejam direcionados com foco nos melhores resultados”, ressaltou.

Além dos técnicos, estiveram presentes as secretárias da Igualdade Racial, Zelma Madeira; e da Cidadania e Diversidade, Mitchelle Meira.

Cronograma

Para a elaboração do PPA 2024-2027 serão realizadas etapas diversas que envolvem capacitação com os profissionais envolvidos; cursos teóricos e oficinas; discussão sobre temas transversais para a escuta das instituições que estão a frente das políticas; construção de indicadores; e encontros regionais para ouvir a sociedade.

Informes

Durante a reunião também foi reforçada a necessidade da continuidade do monitoramento do PPA 2020-2023, de forma quadrimestral.

Nesse contexto, foi informado que a Célula de Monitoramento realizará capacitação, teórica e presencial, no próximo dia 27/04, sobre o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação (SIMA), com foco no PPA Vigente (2020-2023). As inscrições já estão abertas no endereço https://bit.ly/monitoramentoPPA2023.

Após esta formação, será iniciada uma agenda para o assessoramento, especialmente às novas secretarias estaduais, para a devida operacionalização do SIMA.