Seminário DigiGov aborda transformação digital com secretários e gestores do Governo

28 de abril de 2023 - 14:41 # # #

TEXTO: Dháfine Mazza | Ascom Seplag

Focado em otimizar processos e serviços para melhorar as entregas à população cearense, o Governo do Ceará tem trabalhado para avançar na transformação digital, iniciativa que inclui aquisição de novas tecnologias e capacitação de profissionais em eventos como o seminário DigiGov – Governos Digitais, realizado, nesta quinta-feira (27), no Palácio da Abolição. A titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Sandra Machado, realizou a abertura do seminário, que reuniu secretários de Estado e gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Recursos Humanos do Governo do Ceará.

Em sua fala, a secretária do Planejamento e Gestão ressaltou a importância do comprometimento de todos para que o Ceará alcance os objetivos traçados para o programa Ceará Mais Digital e promova avanços na qualidade de vida da população. “Precisamos de cada um de vocês para avançarmos nessa agenda estratégica do Estado do Ceará que é a transformação digital. Por isso, este evento tem como objetivo conhecer, discutir e compartilhar experiências e conhecimentos sobre as melhores práticas para a transformação digital, focando em como podemos nos preparar para alcançarmos os objetivos definidos. Nós todos entendemos que não há como fazer sem antes aprender a fazer. Por isso, o Governo do Ceará tem trabalhado para formar equipes capacitadas em tecnologia e inovação que sejam capazes de liderar e implementar projetos que gerem valor para a sociedade”, destacou Sandra Machado.

A titular da Seplag reforçou que realizar a transformação digital do Estado vai muito além da tecnologia, uma vez que são as pessoas as responsáveis pela execução dos serviços e projetos. “O Ceará Mais Digital, juntamente com o Centro de Competências para a Transformação Digital do Estado do Ceará (CCTD), vai contribuir para gerar resultados de valor para a sociedade e fortalecer o Estado como referência nacional em transformação digital. Mas esse processo vai muito além da tecnologia. Por isso, estamos capacitando os servidores e colaboradores do Governo do Ceará para garantir que, com a tecnologia adequada, os objetivos do programa sejam alcançados. Afinal, como servidores públicos, não há outro motivo da nossa existência, da nossa vinculação ao Estado, senão servir a essa sociedade com o único objetivo de melhorar a vida da população”, afirmou a secretária.

O CCTD atua apoiando a transformação digital no Ceará, processo amparado pelo programa Ceará Mais Digital, iniciativa que está ancorada na Seplag-CE, em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). O Ceará Mais Digital conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e também inclui o Ministério Público do Estado do Ceará.

Palestras

A programação do DigiGov incluiu a palestra “A nuvem impulsionando a era digital no setor público”, proferida pelo líder regional para Setor Público da Amazon Web Services, Ronaldo Abath. O palestrante enfatizou a necessidade da administração pública entregar serviços de qualidade para a população, mantendo o foco nas demandas da sociedade.

“O cidadão espera do governo uma entrega de serviços de qualidade, já que todos têm acesso ao digital. O que se almeja são serviços orientados pela perspectiva do usuário. A demanda da sociedade tem impulsionado a transformação digital, assim como a pandemia de Covid-19 foi um acelerador da transformação digital. Em uma média, estamos no começo da transformação digital. Eu vejo o momento como uma oportunidade de reverter os processos com foco no cidadão”, disse.

O evento contou ainda com as palestras “AWS como sua parceira de sustentabilidade”, ministrada pelo gerente de Desenvolvimento de Negócios da AWS, Rubem Saldanha; e “Inovação em saúde e assistência social”, proferida pelo líder de negócios para o Setor de Saúde com Foco em Setor Público da AWS, Jacson Venâncio de Barros.

O seminário DigiGov – Governos Digitais foi realizado pelo CCTD, por meio da Seplag-CE, Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e da Etice, em parceria com a Amazon Web Services do Brasil (AWS).