Primeira-dama fala sobre o Ceará Sem Fome em evento que marca os 20 anos do Ipece

5 de junho de 2023 - 13:02 # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTO: Dennis Moraes - Ascom Seplag

Evento reuniu servidores e colaboradores do Governo do Ceará no auditório da Seplag

Em pleno século XXI, o atendimento a necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, ainda é uma questão social que afeta o Brasil e o Ceará. Para enfrentar esse problema, agravado nos últimos anos por conta da pandemia de Covid-19, o Governo do Ceará lançará, no dia 16 de junho de 2023, o programa Ceará Sem Fome. O anúncio foi feito pela primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, durante o 1º Fórum Ceará em Debate 2023 – Ciclo Especial Ipece 20 anos, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) na tarde desta sexta-feira (2), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE).

Na ocasião, ela destacou as políticas sociais em curso no Governo, como o Cartão Ceará Sem Fome, que complementará mensalmente em R$ 300 a renda de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, e falou sobre iniciativas que estão sendo implementadas no Estado, a exemplo das Unidades Sociais Produtoras de Refeições. “Mais de 40 mil famílias serão beneficiadas com o Cartão Ceará Sem Fome, política que garante pelo menos uma refeição completa por dia, durante um mês, para uma família de quatro pessoas. É um complemento importante para pessoas que estão em situação de insegurança alimentar grave. Além disso, o cartão faz os recursos circularem em todos os municípios do Ceará. O Ipece nos auxiliou na definição dos critérios para essa política social. Sem o Instituto, não teríamos chegado tão rápido a essa ação”, enfatizou.

Em relação às Unidades Sociais Produtoras de Refeições, Lia de Freitas informou que há um edital aberto até o dia 9 de junho para a candidatura de entidades interessadas em gerenciar as cozinhas comunitárias. O resultado deverá ser divulgado ainda neste mês. “O Governo vai passar recursos para essas entidades, para que elas repassem para as cozinhas na forma de equipamentos, contratação de mão de obra e aquisição de alimentos que garantam até 100 refeições por dia. Serão 1.298 cozinhas em todo o Ceará”, disse.

Relevância

O secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag, Auler Gomes de Sousa, participou da mesa de abertura do evento e reforçou a importância do Ipece para a avaliação e elaboração de políticas públicas para o Ceará. “Ao longo dos seus 20 anos de existência, o Ipece tem tido um papel importante na avaliação de como o setor público tem feito seus investimentos, na verificação da efetividade das políticas públicas. Órgãos como o Ipece nos ajudam a conhecer a sociedade e identificar a melhor forma de utilizar os recursos púbicos”, destacou.

Também participaram da mesa de abertura o presidente do Ipece, Alfredo José Pessoa de Oliveira, e o diretor de Estudos Sociais do Instituto, José Meneleu Neto.