Seminário Pilares aborda Governança orientada para resultados e Gestão por processos

6 de junho de 2023 - 10:34 # # # # # # # # # #

TEXTO: Dháfine Mazza - Ascom Seplag | FOTOS: Dennis Moraes - Ascom Seplag

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), iniciou, na manhã desta segunda-feira (5), o Seminário Pilares Estruturadores da Política de Planejamento e Gestão, cujo segundo e último dia de programação ocorrerá nesta quarta-feira (7). O evento está sendo realizado no auditório da Seplag e é destinado aos integrantes do Sistema de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag, Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará – Cearaprev, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece e o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – Issec).

A abertura do evento foi realizada pela titular da Seplag, Sandra Machado, que reforçou a necessidade do alinhamento e do avanço conjunto de todos que integram o Sistema de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará. “A ideia do seminário é fazer um alinhamento para que a gente avance com qualidade naquilo que pensamos em fazer, mas, principalmente, avancemos juntos. Nós só chegaremos a essa missão se estivermos juntos, com o mesmo pensamento, com a mesma unidade e pensando sempre naqueles que temos o dever de atender. Não estamos aqui para sermos servidos. Nós estamos para servir. Não podemos esquecer que planejar é entregar aquilo que nós temos de melhor em prol daqueles a quem nós servimos. Então, pensemos na Seplag como esse grande elo estruturador do pensamento das políticas públicas e do planejamento do Ceará. Assim, conseguiremos, realmente, construir uma boa realidade”, afirmou Sandra Machado.

Diretrizes

Após a apresentação da secretária, a coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Seplag (CGDEP), Lorena Wendt, juntamente com sua equipe, realizou uma dinâmica com o público presente para apresentar as diretrizes da gestão 2023-2026: Integração contínua, Filosofia de agilidade, Visão estratégica para resultados, Alinhamento às diretrizes estaduais, Garantia da sustentabilidade, Humanização da instituição e Liderança pelo exemplo. As diretrizes, bem como a importância da integração e do alinhamento dos atores do Sistema de Planejamento e Gestão, foram enfatizadas pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Avilton Júnior.

“Precisamos estar na mesma sintonia no processo do planejamento participativo que realizaremos ao longo dos próximos dois meses. O resultado de todas as nossas ações deve estar focado na nossa grande missão: tornar a gestão pública efetiva, inovadora e humanizada. Para isso, além dos aspectos inerentes à gestão pública, precisamos trabalhar e avançar com foco naquilo que é mais importante, que são os impactos de forma sustentável para a sociedade. A gestão pública não é um fim em si. Ela é um meio para alcançarmos algo maior. Nós, enquanto instituições do Sistema de Planejamento e Gestão, temos a missão de proporcionar que as outras políticas públicas gerem os resultados que se esperam. Por isso, nós temos uma grande importância para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do nosso Estado”, afirmou o secretário executivo da Seplag.

Governança orientada para resultados

A programação do primeiro dia de evento prosseguiu com a exposição sobre “Governança orientada para resultados”, realizada pelo diretor do Instituto Publix, Gilberto Porto. De acordo com ele, um dos grandes desafios da gestão pública é reduzir a distância que existe entre as taxas de crescimento das demandas sociais e a capacidade de atendimento a essas demandas que o Estado possui.

“O risco do piloto automático é pressupor que o nosso modelo de gestão atual dará conta desse desafio. Por isso a necessidade de inovar e de pensar um modelo de governança para resultados, um modelo colaborativo entre Estado e parceiros para a entrega de resultados. Só assim conseguiremos reduzir um pouco essa distância”, afirmou.

Conforme o palestrante, é necessário buscar novos modelos de geração de resultados nos quais o Estado passa a inovar em rede, de forma colaborativa, sendo um indutor, mas não o único responsável pela geração de resultados de valor público.

Gestão por processos

O CEO do Grupo Portfolio, Cassio Germano, se apresentou em seguida, explanando o tema “Gestão por processos”. Ele iniciou sua apresentação com uma imagem de uma prova de atletismo das Olimpíadas de 1896, na qual apenas um dos competidores adotava a postura de largada que hoje é comum nesse tipo de prova. Ele usou o exemplo para demonstrar como o conhecimento pode conferir agilidade, velocidade e, consequentemente, resultados. No entanto, é necessário o estímulo contínuo ao conhecimento, agilidade e inovação, uma vez que o ambiente é muito competitivo.

Cassio Germano abordou ainda as macrotendências (pilares de transformação) e os fatores que influenciam esse contexto. “As pessoas se sentem donas do tempo e do espaço. Todos queremos algo simples, com flexibilidade, imediatismo, empatia, personalização e propósito. O desafio é fazer isso com inovação, conectividade e dados. Dentro dessas macrotendências, temos o ambiente organizacional, influenciado por fatores externos, como economia, política, tecnologia, e o ambiente interno, com proliferação digital, desafios operacionais e riscos de negócios”, explicou.

O palestrante falou ainda sobre os conceitos de Business Agility, que é a habilidade da organização efetivar em um ambiente competitivo, turbulento, imprevisível e de mudança contínua; e gestão por processos, que consiste em visualizar uma organização como uma série de processos interconectados, no lugar de uma estrutura hierárquica tradicional, se concentrando na melhoria contínua e na eficiência dos processos.

Segundo dia de programação

Seminário Pilares Estruturadores da Política de Planejamento e Gestão terá continuidade nesta quarta-feira (7), com as exposições “Gestão por competência”, com a diretora da EGPCE, Dulce Ane Lucena; “Gestão baseada em evidências”, com o cientista-chefe de Dados da Transformação Digital do Governo do Ceará, José Antônio Fernandes de Macedo; e “Cultura de Inovação”, com a professora e consultora de inovação no setor Público, Jéssika Moreira.